twitter

Plataforma Ent’Artes e Motus Dance Project levam dança portuguesa a terras brasileiras

Plataforma Ent’Artes e Motus Dance Project levam dança portuguesa a terras brasileiras
Fotografia Ent' Artes - Escola de Dança

Pedro Vieira da Silva

Jornalista

Publicado em 06 de novembro de 2025, às 19:39

espetáculo terá lugar no teatro municipal de niterói, no brasil, esta sexta-feira

O Plataforma Ent’Artes e o Motus Dance Project preparam-se para atravessar o Atlântico e levar a «dança portuguesa ao Teatro Municipal de Niterói, no Brasil – um dos palcos mais emblemáticos da cena cultural», destaca, em nota 
enviada às redações, a Ent’ Artes – Escola de Dança.

 

 


A escola bracarense  «cruzam o Atlântico para celebrar a dança contemporânea com o público brasileiro», sendo que este é «um convite fabuloso» que a Ent’ Artes recebeu «de braços abertos» e que «enche de orgulho» os seus responsáveis.
Portugal e Brasil «unidos pela arte em dois espetáculos imperdíveis, e que terão lugar no Teatro Municipal de Niterói!», junta a nota.
«É uma enorme prova de que quando se acredita, quando se sonha e se trabalha em prol da excelência e do rigor a dança ganha mundo. Portugal estará representado do outro lado do oceano, pela Ent´Artes - Escola de Dança, pela Plataforma Ent’Artes e o Motus Dance Project, com talento, humildade, emoção e, acima de tudo, com muito orgulho», destaca Diana Sá Carneiro, diretora da Ent’ Artes - Escola de Dança.
«Voltaremos a subir à cena com uma companhia profissional – desta vez, do outro lado do Atlântico. Em 2020, partilhámos o palco com a maravilhosa companhia norte americana “Dance Now Miami”, no Casino Estoril. Com 2025 quase a despedir-se, fechamos o ano em grande com dois espetáculos nos dias 7 e 8 de novembro, ao lado da Companhia do Ballet Municipal de Niterói, no Brasil», junta a nota.

 

 

“Iter”, com coreografia de Filipe Narciso
«“Iter” é um eco do movimento incessante. Uma evocação do impulso que atravessa e transforma, desafiando a definição do caminho. A peça pulsa como uma vibração sem origem nem destino, onde o tempo se desfaz e o espaço se recria. “Iter” não revela, mas sugere — um murmúrio do que move e é movido, do que se perde e se encontra», destaca a mesma nota, revelando que a apresentação terá a coreografia de Filipe Narciso.
Para o Brasil viajam, ainda, Afonso Ferreira, Carolina Xavier , Clara Vieira, Filipa Tenreiro, Luana Fernandes, Mafalda Paiva, Maria Mota, e Valentina Wendt (elenco) e Maria Borges figurino), sendo que a música estará a cargo de Vicenzo Lamagna e do English National Ballet Philharmonic. Diana Sá Carneiro lidera a comitiva.