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Bairro Comercial Digital quer tornar o comércio mais moderno e competitivo

Bairro Comercial Digital quer tornar  o comércio mais moderno e competitivo
Fotografia Diana Carvalho

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 28 de outubro de 2025, às 19:03

Projeto financiado pelo PRR quer criar novas formas de comunicação entre clientes e comércio.

O Bairro Comercial Digital de Braga, apresentado esta tarde no Mercado Municipal, marca «um novo capítulo na modernização do comércio local e na transformação digital» da cidade. Concebido e desenhado «à medida das necessidades e das ambições» do concelho, este projeto da Câmara de Braga e Associação Empresarial de Braga (AEB) surge com o claro propósito de afirmar a reputação global de Braga enquanto o principal destino de compras da eurorregião Norte de Portugal e Galiza.


O presidente da Câmara Municipal de Braga salientou a importância deste projeto que liga história com presente e futuro. «Este é um momento especial porque se faz a ligação entre a dimensão histórica e o que se pretende que seja o futuro de Braga, capital da inovação, adaptando-se aos desafios. Hoje vivemos tempos de digitalização e o setor do comércio não podia ficar á margem dessa transformação», disse. 
Ricardo Rio lembrou que o Bairro Comercial Digital de Braga engloba quase mil agentes comerciais, pretendendo qualificá-los, «criar novas formas de comunicação com potenciais clientes, robustecendo a forma de interação de quem circula nas ruas com os agentes comerciais, catapultando negócios e criando dinamismo».


Já Rui Marques, diretor--geral da AEB, deixou claro de que esta é «uma iniciativa que marca um novo capítulo na modernização do comércio local e na transformação digital da nossa cidade» e, nesse sentido, aproveitou para felicitar o Governo por ter criado este programa nacional, «reconhecendo o papel essencial do comércio de proximidade».
Para o diretor-geral da AEB, o Bairro Comercial Digital de Braga «é mais do que uma plataforma digital», assumindo-se como «a base de um ecossistema comercial mais conectado, mais acessível e mais competitivo». «Um comércio que alia a proximidade tradicional à conveniência do digital; que preserva a identidade do nosso centro urbano, mas abre as portas ao futuro», disse, apelando ao Governo que não deixe que a iniciativa termine  com a conclusão do investimento,  mas antes tenha continuidade e evolução.

O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, considerou que este projeto é um exemplo de Braga para o país.  «Braga tem sido um bom exemplo e vai continuar a ser também agora aqui, nesta dinâmica mais ligada ao comércio digital.  (...) A nossa preocupação é que, criado o instrumento, ele agora possa, cada vez mais, ser também indutor de novos projetos e do alargamento do perímetro que ele vai ter», referiu.