twitter

Estudo revela números «alarmantes» da obesidade infantil em Braga

Estudo revela números «alarmantes» da obesidade infantil em Braga
Fotografia Francisco de Assis

Francisco de Assis

Jornalista

Publicado em 27 de outubro de 2025, às 17:02

Programa Municipal de Vigilância Nutricional Infantil requer medidas urgentíssimas

A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva acolheu, esta tarde, a sessão de apresentação do Programa Municipal de Vigilância Nutricional Infantil. Os dados do estudo deixaram «alarmados» e preocupados não só os autores do estudo, mas também a vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, que defende implementação de «medidas urgentíssimas» para inverter o quadro.
Na apresentação do estudo, além de Sameiro Araújo, estiveram Joana Russell Sampaio, da Divisão da Saúde da Câmara de Braga; e responsável pelo estudo; e Rafaela Rosário, da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho, que deu suporte científico ao estudo.
A plateia esteve composta por representantes de Agrupamentos de Escolas de Braga, da Divisão da Saúde da Câmara de Braga; da Associação de Pais, enfermeiros, entre outras entidades.
O estudo, que envolveu 3.365 crianças de 52 escolas do 1.º ciclo do concelho de Braga, com uma média de idades de 8,6 anos, não deixa dúvidas. Cerca de 37,5% das crianças das escolas do 1.º ciclo do concelho de Braga apresentam problemas de excesso de peso, sendo que 14,06% daquelas crianças sofrem de obesidade; enquanto que 23,36% têm obesidade.

O estudo aponta diversas curiosidades e da pistas de atuação