O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, inaugurou ontem o Balneário Social das Enguardas, uma nova resposta social promovida pelo Sporting Clube Leões das Enguardas, com o apoio do Município.
A iniciativa contou com a presença da vereadora Carla Sepúlveda, do administrador da BragaHabit, Carlos Videira, e do presidente da Junta de Freguesia de São Victor, Ricardo Silva.
Segundo uma nota de imprensa da autarquia, esta infraestrutura contou com um apoio financeiro do Município de Braga no valor de 2.985 euros, permitindo a concretização deste projeto de cariz social, desenvolvido no âmbito do programa “Viva o Bairro”, da BragaHabit.
O Balneário Social destina-se «a pessoas em situação de sem-abrigo e/ou vulnerabilidade social, oferecendo acesso a banhos quentes e cuidados básicos de higiene, com o objectivo de promover hábitos de autocuidado e dignidade pessoal junto de grupos desfavorecidos».
Para além de assegurar uma resposta essencial na área da higiene pessoal, refere o comunicado, «o espaço permitirá reforçar a proximidade e o acompanhamento social aos utentes, facilitando uma intervenção mais ajustada às suas necessidades».
De acordo com Ricardo Rio, citado no comunicado, esta iniciativa «traduz a visão de uma cidade que se quer solidária, inclusiva e comprometida com o bem-estar de todos, valorizando o papel das instituições que, no terreno, fazem a diferença na vida das pessoas».
O autarca elogiou o trabalho desenvolvido pela Associação de Moradores das Enguardas e destacou o empenho de Carlos Videira, «pelo contributo decisivo na concretização de mais uma resposta social que reforça a rede de apoio às populações mais vulneráveis da cidade».