twitter

Maior festival de Blues português regressa a Braga com artistas nacionais e internacionais

Fotografia DR

Redação

Publicado em 21 de outubro de 2025, às 11:35

8.ª edição decorre de 1 a 8 de novembro.

O Festival Nova Arcada Braga Blues está de volta à cidade para a 8.ª edição de outono, numa celebração que volta a afirmar Braga como a capital nacional do Blues. De 1 a 8 de novembro, o festival volta a espalhar-se por diversos espaços da cidade – do Nova Arcada a cafés, bares e escolas – e contará com concertos de artistas de renome internacional e nacional, entre os quais Aurea (PT), Kirk Fletcher (EUA) e Dr. FeelGood (Reino Unido), que atuarão no Fórum Braga.

Organizado pela Mobydick Records e Micha Rudowski, o evento regressa com o propósito de continuar a aproximar o público da riqueza cultural do Blues, através de uma programação que une concertos, conversas, masterclasses e iniciativas educativas, envolvendo a comunidade e destacando o papel do centro comercial no apoio à cultura e à música.

O arranque do festival acontece no Nova Arcada, com duas iniciativas imperdíveis. A 1 de novembro, o Centro recebe a Mostra de Instrumentos de Luthiers Nacionais, uma exposição inédita que reúne marcas portuguesas especializadas na construção artesanal de instrumentos musicais. No mesmo dia, o público poderá assistir ao concerto e masterclass “O Blues vai ao Nova Arcada”, liderado por Budda Guedes, numa experiência única que combina música e partilha de conhecimento, dando a conhecer a história e a alma deste género musical. Este momento acontece na Praça Central, das 15h00 às 16h00. Também no dia 1, o dueto espanhol The Rockabilly Duet dará um concerto no Café Chave D’ouro, às 18h00.

 Entre os destaques desta edição está também a aguardada rubrica “Vamos Falar de Blues”, que regressa no dia 2 de novembro, na sala de cinema Cineplace Nova Arcada às 18h00. Nesta conversa intimista, Tatanka vai juntar-se a Budda Guedes para falar sobre a influência do Blues na sua vida e na sua música, num formato descontraído e inspirador.  Até 2 de novembro, por cada 5€ em compras realizadas nas lojas do Centro, os visitantes terão direito a um bilhete para o evento.

A componente educativa mantém-se com a iniciativa “O Blues Vai à Escola”, nos dias 3 e 4 de novembro, que levará a música e a história do género a uma escola secundária, sensibilizando os mais jovens para o valor cultural e artístico do Blues.

A programação promete uma semana repleta de música e energia. A 3 de novembro, o Café Vianna, no coração da cidade, recebe o concerto “Quésia Sings The Blues”, com a voz poderosa da cantora brasileira Quésia Carvalho. No dia 5 de novembro, o já icónico Boca Maldita será palco da imperdível All Stars Jam Session, um dos momentos mais aguardados do festival, onde músicos nacionais e internacionais se juntam numa sessão de improviso que celebra a liberdade criativa do género. 

No Fórum Braga, o público poderá assistir a três concertos imperdíveis. A 6 de novembro, sobe ao palco Kirk Fletcher (EUA), no dia 7 de novembro, acontece a Portuguese Blues Reunion que vai juntar Aurea e Budda Guedes num espetáculo que celebra o blues feito em Portugal, combinando talento, emoção e sonoridades únicas. E, para encerrar em grande, a 8 de novembro, é a vez dos lendários Dr. Feelgood (Reino Unido), verdadeiras referências do rhythm & blues britânico, que prometem uma atuação cheia de energia, história e autenticidade.

Com uma programação que combina concertos internacionais e nacionais, iniciativas educativas e momentos de partilha cultural, o festival reafirma o seu estatuto como um dos eventos mais importantes do panorama musical português, convidando todos a viverem a emoção e a energia do Blues.