twitter

Município de Braga proporciona convívio animado a 5 mil séniores

Município de Braga proporciona convívio animado a 5 mil séniores galeria icon Ver Galeria
Fotografia DM

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 17 de outubro de 2025, às 17:26

Parte do executivo marca presença como sinal de gratidão a poucos dias da despedida

Foi num verdadeiro ambiente de festa minhota, animada com folclore e cantares ao desafio, que decorreu hoje o primeiro de dois convívios seniores organizados pela Câmara Municipal de Braga.

O evento reuniu 2.500 pessoas, na Quinta da Malafaia, em Antas, Esposende, estando marcado para a próxima segunda-feira o segundo encontro de confraternização com mais 2500 séniores. 

Proporcionar momentos alegres de lazer, encontro e partilha é o principal objetivo deste evento que abrange 5 mil pessoas oriundas de todas as freguesias do concelho e envolve também as Juntas de Freguesia e as IPSS do concelho.

Em representação do Município estiveram o presidente cessante, Ricardo Rio, o presidente recém-eleito, João Rodrigues, e as vereadoras Olga Pereira e Carla Sepúlveda.

Ricardo Rio destacou a importância da iniciativa para socialização dos mais idosos, lamentando não ser possível abranger todos os interessados.

«Esta é uma iniciativa marcante, sobretudo pela oportunidade que dá a muitas destas pessoas saírem de casa, de conviver, de reencontrar muitos dos seus colegas. É muito comum ver, ano após ano, pessoas que não se viam há muitos anos a encontrarem-se aqui», observou.

Reafirmando o compromisso assumido no início do mandato, em 2013, com a inclusão e o bem-estar dos cidadãos séniores, o autarca lembrou as várias medidas municipais de apoio aos idosos, desde transportes públicos gratuitos a programas de saúde como o “Braga a Sorrir” ou a comparticipação de medicamentos, passando pelo Cartão Sénior, o programa “Braga Sol” e  diversas iniciativas lúdicas, culturais e desportivas.

Mencionou ainda o Banco de Voluntariado e a Academia Sénior, sublinhando que o objetivo é manter os cidadãos ativos, realizados e socialmente envolvidos.

«A sociabilidade é um dos maiores indutores de saúde», frisou, acrescentando que o Município quer garantir que todos tenham, em Braga, uma vida longa e feliz.

Presidente eleito garante continuidade do convívio 

João Rodrigues, que assumirá em breve a presidência da autarquia, garantiu a continuidade do convívio sénior.

«Estes encontros são muito mais do que trazer pessoas a este espaço. Para muitos seniores, este é um dos poucos momentos de convívio que têm em todo o ano. É um momento verdadeiramente especial para a população idosa», sublinhou o autarca, acrescentando que estes eventos, numa cidade a crescer como a de Braga, ajudam a manter vivos os laços de amizade e pertença à comunidade. 

O almoço foi tipicamente minhoto, reunido várias famílias à mesa, num espírito de união e partilha.

Quanto à ementa, não faltou sardinha assada com broa, arroz de feijão vermelho com frango no churrasco e costelinha grelhada, acompanhados de bebidas e pão de ló à sobremesa.

Houve ainda pataniscas, cardo verde, azeitonas e tremoços, bem como café e digestivos.