A coligação Juntos por Guimarães (PSD/CDS-PP) venceu ontem as eleições autárquicas, retirando o poder ao PS que governou nos últimos 36 anos, com o cabeça de lista pela coligação, Ricardo Araújo, a classificar a vitória como «histórica».
«É uma vitória histórica. Os vimaranenses quiseram mudar, deram um sinal claro e esta vitória é expressiva. E uma grande vitória da coligação Juntos por Guimarães, após o PS governar durante 36 anos», afirmou Ricardo Araújo.
O PSD/CDS-PP venceu as eleições autárquicas por maioria absoluta, arrecandando 45.628 votos (45,33%) face aos 37.747 votos do PS (37,50%). A coligação estará representada no executivo por seis vereadores. O PS elegeu 4 e o Chega, que obteve 8.117 votos (8,06%), terá um deputado a representar o partido.
Atualmente, o executivo municipal de Guimarães, no distrito de Braga, é composto por sete eleitos do PS e quatro da coligação PSD/CDS-PP.
O deputado na Assembleia da República Ricardo Araújo foi o cabeça de lista pela coligação Juntos por Guimarães (PSD/CDS-PP).
Ricardo Costa, atual presidente da concelhia do PS e deputado na Assembleia da República, foi o candidato do PS.
A CDU – Coligação Democrática Unitária, que integra o PCP – Partido Comunista Português e o PEV – Partido Ecologista Os Verdes, teve Mariana Silva como cabeça de lista à Câmara nestas eleições autárquicas.
Nuno Vaz Monteiro foi o candidato do partido Chega.
Domingos Bragança (PS), eleito em 2013, não se recandidatou ao cargo de presidente da autarquia devido à lei da limitação de mandatos.