twitter

Roteiro “Bem Comer” propõe refeições saudáveis em 19 restaurantes de Braga

Roteiro “Bem Comer” propõe refeições saudáveis em 19 restaurantes de Braga
Fotografia DM

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 08 de outubro de 2025, às 18:05

Segunda edição decorre de 13 a 31 de outubro, numa iniciativa da AEB

A cidade de Braga recebe, de 13 a 31 de outubro, a segunda edição do roteiro “Bem Comer - Uma Viagem Gastronómica Sustentável”, que propõe aos consumidores refeições saudáveis e saborosas.

Organizada pela Associação Empresarial de Braga (AEB), em parceria com o Município, a iniciativa conta com a participação de 19 restaurantes da cidade, mais quatro que na primeira edição, os quais irão confecionar menus especiais com preços entre os 8 e os 14 euros.

Inserido na Semana da Alimentação Saudável, este roteiro, apresentado hoje, na sede da AEB, pretende «estimular práticas de produção e consumo de alimentos que não comprometam os recursos ambientais» e «diminuir o desperdício alimentar», convidando os consumidores a «descobrir novas experiências gastronómicas que aliam saúde, sustentabilidade e sabor».

O presidente da AEB, Daniel Vilaça, sublinhou durante a apresentação da iniciativa, que esta iniciativa pretende dar resposta aos desafios contemporâneos associados à sustentabilidade alimentar, sem esquecer as raízes da gastronomia portuguesa.  

«Temos consciência de que a nossa gastronomia de cariz mais tradicional nem sempre é amiga das melhores práticas de sustentabilidade e de promoção de uma vida equilibrada e saudável. Não devemos renegar as nossas tradições e o que nos diferencia, mas temos de inovar e ajustar a nossa gastronomia às necessidades e exigências atuais», afirmou.

O dirigente desafiou o setor da restauração a apresentar propostas gastronómicas inovadoras, saudáveis e sustentáveis, assinalando que a AEB e muitas outras entidades da região «têm estado na linha da frente deste processo de valorização e afirmação da oferta gastronómica».

 «Se os pratos saudáveis são procuradas por 60 por cento dos consumidores, é importante que nos menus dos nossos restaurantes comecem a surgir mais essas opções», reforçou.

Apelo a mudança de hábitos alimentares

Na apresentação da segunda edição de “Bem Comer” esteve também Altino Bessa, vereador do Ambiente da Câmara de Braga, que felicitou a AEB por mais esta iniciativa ligada à alimentação e apelou a uma mudança de hábitos alimentares.

O autarca desafiou mesmo os consumidores a fazerem uma «viagem gastronómica mais sustentável», reduzindo a ingestão de carnes vermelhas e outros alimentos com grande impacto na pegada ecológica.

«Se reduzirmos o consumo de carnes vermelhas em 20 ou 30 por cento conseguiremos viver na mesma e estaremos a contribuir para a redução do consumo de água, a contaminação dos solos», frisou, incentivando o consumo de alimentos de origem vegetal e de produtos locais, como os que são comercializados no Mercado Municipal ou nos cabazes PROVE, vendidos à quarta-feira, na Câmara Municipal, numa parceria com a ATAHCA.

Altino Bessa alertou ainda para o problema do desperdício alimentar, defendendo uma maiori consciencialização, tanto em casa como nos restaurantes.

«Temos que aprender a dosear o consumo. Muitas vezes, os pratos servidos são bastante generosos, o que resulta em sobras desnecessárias de alimentos», apontou, apelando também à redução do consumo de produtos processados e embalados, devido ao impacto ambiental do plástico.

Por sua vez, o  diretor-geral da AEB, Rui Marques, destacou a importância estratégica do evento para a economia local, sublinhando que o roteiro “Bem Comer” alia duas dimensões fundamentais: a ambiental (preocupação com a alimentação sustentável) e a económica (traduzida em oportunidades de negócio). 

«Este é um mercado em forte crescimento e, acreditamos, vai duplicar nos próximos dez anos.  É importante que todos os agentes económicos estejam alinhados e integrados neste processo», afirmou, destacando ainda a importância da inovação, da cooperação empresarial e da qualificação do setor da restauração.