O centro comercial Nova Arcada, em Braga, acolhe, desde hoje, uma exposição fotográfica das Irmãs Hospitaleiras de Braga, que promove a reflexão sobre as doenças do foro psicológico. A iniciativa designada “Caminhos de Reabilitação”, está inserida na III Semana da Saúde Mental, que decorre até ao dia 11 de outubro, e visa sensibilizar clientes e lojistas para os desafios da saúde mental, que afeta cada vez mais pessoas de todas as idades.
A exposição destaca a Unidade Sócio-Ocupacional Bento Menni (USO), do Gabinete Integrado de Serviços (GIS), e dá voz, através da imagem, a pessoas que enfrentam diariamente os desafios da doença mental.
Recorde-se que a III Semana da Saúde Mental tem como lema “O cuidado começa em nós, para florescer no outro”. Nesse âmbito, está agendado um conjunto de atividades direcionadas à valorização da saúde mental e do bem-estar emocional, com especial atenção a quem cuida com humanidade e dedicação. E é também nesta perspetiva que, aproveitando o facto de o Nova Arcada ser um espaço de grande afluência de público de todas as gerações, até pela abrangência temática do espaço comercial, as Irmãs Hospitaleiras de Braga, que dedica ao cuidado da saúde mental, desde 1932, decidiu expor o trabalho da instituição.
Na exposição é dito que, desde 2012, a Unidade Sócio-Ocupacional Bento Menni, das Irmãs Hospitaleiras, tem vindo a apoiar pessoas com doença mental, ajudando-as a recuperar autonomia, qualidade de vida e integração social. «Através de um trabalho multidisciplinar, que inclui psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e animadores socioculturais, a USO aposta na reabilitação, no fortalecimento da autonomia e na capacitação de famílias e cuidadores».
Salientam que as fotografias refletem esse caminho de resiliência, esperança e inclusão, tornando visível a missão desta Unidade: «Mais do que um espaço de apoio, a USO é um lugar de recomeços, confiança e partilha».
Diogo Pires, diretor do Nova Arcada, sublinha esta cooperação e o compromisso do espaço comercial com a causa da saúde mental. «Este é já um momento que repetimos, ano após ano, com as Irmãs Hospitaleiras de Braga, porque acreditamos que o Nova Arcada deve ser mais do que um centro comercial: deve ser um espaço com propósito, aberto à comunidade e às causas que fazem a diferença. A saúde mental é uma delas, e esta exposição é um convite à reflexão e à inclusão».
Amanhã há nova sessão
de “Rir e construir bem-estar”
A Semana da Saúde Mental prossegue até ao dia 11. Hoje houve “Rir e construir bem-estar”, uma sessão de riso e atividades de expressão artística para os colaboradores da instituição e amanhã há uma nova edição.
Na quarta-feira, destaque para a formação sobre saúde mental “Acolher, compreender, integrar: saúde mental em foco”, destinado a profissionais do Núcleo Local de Inserção”.
No dia 10, o auditório Isidro Alves, da Universidade Católica de Braga, acolhe a sessão “Unir vozes pela saúde mental”, com apresentação do guia sobre saúde mental e uma tertúlia sobre a saúde mental. Entretanto, no dia 15 de outubro, as Irmãs Hospitaleiras vão inaugurar a Unidade de Dia para Pessoas com Demência, na Casa de Saúde do Bom Jesus. A inauguração está agendada para as 11h00.