A programação da iniciativa “Outubro Rosa” arrancou ontem com a abertura da exposição fotográfica internacional “Bold”, da autoria de Caroline Sikkenk, no Braga Parque, que retrata a beleza de mulheres durante o tratamento de quimioterapia, mostrando a sua força e esperança. Segundo Paulo Morais, da associação Rosa Vida, não se trata de passar a mensagem de que «quem fica sem cabelo durante os tratamentos é herói», mas mostrar às mulheres que se encontrem neste processo que, «se o quiserem ser, há tantos outros traços que as definem».
Inspirada nesta mostra, decorrerá entre os dias 20 e 22 deste mês, no Hotel Innside by Meliá Braga, uma sessão fotográfica gratuita, para homens e mulheres, de modo a promover uma edição nacional, dando rosto a pessoas afetadas pela queda de cabelo devido ao cancro e aos seus tratamentos.
Também ontem abriu, no Braga Parque, a banca solidária da LPCC Delegação de Braga e Associação Rosa Vida, onde podem ser adquiridos ingressos para as várias iniciativas agendadas para o mês, como sejam a “Race for the Cure (Pink Run)”, uma corrida ou caminhada de cinco quilómetros no centro histórico de Braga (dia 19, às 09h30), ou o Concerto Rosa, que este ano pela primeira vez se realiza numa igreja, concretamente na de S. Paulo, com a Orquestra Sinfónica da Escola de Música Calouste Gulbenkian (dia 25, às 18h00). A caminhada/corrida tem o custo de inscrição de 10€ e o concerto 12,5€.