twitter

Noite Europeia dos Investigadores bate recorde de visitantes em Braga

Noite Europeia dos Investigadores bate recorde de visitantes em Braga
Fotografia DR

Redação

Publicado em 04 de outubro de 2025, às 15:40

Mais de 2 mil pessoas participaram na iniciativa

Mais de duas mil pessoas participaram na Noite Europeia dos Investigadores (NEI2025), que decorreu a 26 de setembro, numa organização da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) no Forum Braga. O evento contou com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Alexandre, do reitor da UMinho Rui Vieira de Castro, do presidente da CCDRN, António Cunha, dos vice-reitores Sandra Paiva e Hernâni Gerós, dos pró-reitores Manuel João Costa e Teresa Ruão, bem como de representantes das autarquias de Braga, Famalicão e  Guimarães e de candidatos à Câmara Municipal de Braga.

A NEI 2025 em Braga contou mais de 180 atividades – workshops, palestras, experiências interativas, visitas guiadas e performances – a iniciativa envolveu cerca de 900 docentes, investigadores e alunos, aproximando ciência e sociedade.

Fernando Alexandre destacou que o Forum Braga “fervilhou ciência por todos os poros”, salientando o recorde de atividades e de investigadores envolvidos. Para o reitor Rui Vieira de Castro, a NEI “sensibiliza os mais jovens para aquilo que é a ciência e a atividade dos cientistas, aumentando o seu interesse por um setor vital para o desenvolvimento da sociedade”.

Já José Manuel González-Méijome, presidente da Escola de Ciências, considerou que Braga se tornou “epicentro da celebração da ciência, do conhecimento e da inovação, a norte de Portugal – e provavelmente em todo o Noroeste Peninsular”, sublinhando a responsabilidade social da organização.

Este ano, a NEI ocupou cinco mil metros quadrados do Forum Braga, com áreas de workshops, conferências, debates e performances. Houve ainda escape rooms, oficinas de microbiologia, biotecnologia e prevenção da miopia, sessões de vermicompostagem e consumo sustentável.

Os visitantes elogiaram a dinâmica do evento, onde exploraram, experiências e demonstrações dos departamentos e grupos de investigação da UMinho, e de várias instituições científicas e tecnológicas da região. Puderam, também, apreciar os 31 projetos de ciência desenvolvidos por alunos de escolas básicas e secundárias dos concelhos de Braga, Vila Verde, Vila Nova de Famalicão e Guimarães.