A delegação de Braga da Cruz Vermelha de Braga organiza no dia 1 de novembro, no Forum Braga, o seu XII Jantar Humanitário, com o objetivo de envolver o tecido empresarial e sociedade em geral na sua causa e captar receitas que lhe permitam «fazer mais e melhor», segundo deu nota o presidente, Júlio Faceira, hoje, na apresentação do evento. O artista convidado deste ano é o cantor Luís Represas.
Esta edição tem como tema central o Direito Internacional Humanitário, um conjunto de normas que procuram limitar os efeitos dos conflitos armados, protegendo civis, prisioneiros, feridos, espaços culturais e religiosos e hospitais. Assente nas Convenções de Genebra, assume especial relevância no contexto atual, marcado por diversos conflitos em vários pontos do mundo, os quais afetam milhões de pessoas.
Para além de deixar este alerta, o jantar humanitário da Cruz Vermelha de Braga visa a angariação de receitas que lhe permitam dar continuidade à sua missão, sendo este evento uma das principais fontes de financiamento. «Sem iniciativas desta natureza, a sustentabilidade da instituição seria seriamente comprometida, sobretudo num momento em que os pedidos de apoio têm vindo a aumentar», salienta a instituição.