O Castro Group, de Braga, inaugurou em Matosinhos um projeto de 35 milhões de euros - Spark, pioneiro em Portugal na obtenção de certificação SmartScore.
«Este novo ecossistema, capaz de atrair investimento, talento e novas dinâmicas económicas, reforça o compromisso do Castro Group com a revitalização urbana e sustentabilidade», realça, em comunicado, a Castro Group.
Fruto de um investimento de 35 milhões de euros do Castro Group, o empreendimento oferece 11.500 m² de escritórios flexíveis, 1.800 m² de comércio e serviços – que irão evitar deslocações e facilitar o quotidiano da comunidade –, mais de 4.000 m² de áreas verdes e de lazer. O complexo dispõe ainda de um parque de estacionamento com 350 lugares, equipado com carregadores elétricos, e infraestruturas pensadas para a mobilidade suave.
Projetado pelo gabinete português Paulo Merlini Architects, o Spark foi concebido para alcançar as certificações LEED e WELL, «sendo ainda pioneiro em Portugal na obtenção das certificações WiredScore e SmartScore». O edifício integra infraestruturas inteligentes: soluções de mobilidade partilhada, sistemas de monitorização da qualidade do ar e de consumos de água e energia em tempo real.
Para os utilizadores estará disponível uma aplicação dedicada - App Spark - que vai permitir planear o dia a dia, gerir recursos, reservar espaços, acompanhar encomendas e aceder à agenda de eventos.