twitter

Bracarense Joaquim Barbosa liderou delegação a conferência da União Europeia

Bracarense Joaquim Barbosa liderou delegação a conferência da União Europeia
Fotografia DR

Francisco de Assis

Jornalista

Publicado em 02 de outubro de 2025, às 15:26

Evento organizado pela presidência dinamarquesa

O deputado bracarense Joaquim Barbosa, vice presidente da Comissão Parlamentar do Trabalho, Segurança Social e Inclusão, liderou a delegação parlamentar portuguesa à Conferência  Interparlamentar sobre Estabilidade, Coordenação Económica e Governação da União Europeia  que teve lugar na Dinamarca e organizada pela Presidência Dinamarquesa da União Europeia .
Nesta Conferência,  participada por mais de duzentos participantes entre parlamentares de países da União Europeia e do Parlamento Europeu, bem como o presidente do Parlamento Dinamarquês e altos funcionários europeus,  debateram-se alguns dos problemas com que a União Europeia atualmente se confronta, nomeadamente  o fortalecimento da EU na economia global , como a UE poderá ser financiada para uma política de segurança independente, bem como saber se as novas regras fiscais da EU são sustentáveis no novo contexto geopolítico.
Joaquim Barbosa centrou a sua intervenção na necessidade do aumento da qualidade do emprego europeu, focando, além da desejável da subida da vertente salarial, as condições de trabalho, a possibilidade de carreira, a formação e reconversão profissional, os cuidados de saúde e as preocupações de coordenação da vida profissional com a vida familiar e pessoal, independentemente do tipo de trabalho prestado.
O parlamentar português realçou também a necessidade de focar a atenção no desenvolvimento económico da europa face ao mundo global, no aumento da competitividade das suas empresas até para sustentar a devida proteção social dos mais fracos. Relembrando os presentes da conferência que há na Europa cerca de 93 milhões de pessoas em risco de pobreza, realçou o deputado português que só com o desenvolvimento económico há possibilidade de conseguir empregos para o mais pobres e lhes dar a devida proteção social. Joaquim Barbosa sublinhou ainda a importância do diálogo social e da integração dos sindicatos.