twitter

Casa de Saúde do Bom Jesus inaugura unidade de dia para pessoas com demência

Casa de Saúde do Bom Jesus inaugura unidade de dia para pessoas com demência
Fotografia Avelino Lima

Publicado em 01 de outubro de 2025, às 12:24

No dia 15 de outubro

As Irmãs Hospitaleiras inauguram no próximo dia 15 de outubro, às 11h00, na Casa de Saúde  do Bom Jesus, a unidade de dia para pessoas com demência.
Segundo a diretora-gerente da Casa de Saúde do Bom Jesus, esta unidade «é uma resposta necessária, tanto para pessoas com demência, como para os seus cuidadores». «Para além da sólida experiência em saúde mental, a Casa de Saúde do Bom Jesus criou esta nova unidade em ambiente seguro, acolhedor e com amplos espaços verde, que favorecem o contacto com a natureza e o bem estar dos utentes», acrescenta Paula Gomes.
Esta nova unidade, pioneira na região, destaca-se pela utilização da metodologia Montessori adaptada à demência, uma abordagem internacionalmente reconhecida por ser centrada na pessoa, promovendo ambientes estruturados, seguros e ajutados às capacidades e necessidade individuais de cada utente. Totalmente alinhada com a missão das Irmãs Hospitaleiras, “cuidar e promover a dignidade da pessoa em situação de vulnerabilidade”, esta unidacde de dia disponibiliza um programa estruturado de atividades que estimula a autonomia, valoriza a individualidade e promove a participação ativa dos utentes num ambiente acolhedor, seguro e humanizado, com espaços interiores e exteriore adaptados. O que se pretende, salienta a psicóloga da Irmãs Hospitaleiras, Patrícia Godinho, é que «esta unidade de dia seja um lugar de esperança e bem-estar, onde cada pessoa é respeitada e onde o cuidado traduz o que a mente esquece».
As Irmãs Hospitaleiras salientam que a nova unidade de dia para pessoas com demência oferece um conjunto diversificado de atividades e cuidados, incluindo estimulação cognitiva e sensorial com programas personalizados; atividades terapêuticas e de lazer, como arte, culinária e caminhadas; treino de atividades de vida diária e instrumentais e terapia de reminiscências; orientação para a realidade; cuidados de enfermagem administração e supervisão da terpêutica; alimentação completa; apoio ao cuidador; e plano de intervenção individualizado para cada utente. A unidade vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h00, com equipa multidisciplinar.