twitter

Braga eleita a melhor cidade da Europa para franceses viverem

Fotografia DR

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 22 de setembro de 2025, às 11:19

Artigo do jornal Le Parisien destaca qualidades da Cidade dos Arcebispos

Um artigo publicado hoje no diário francês “Le Parisien” coloca Braga como a melhor cidade da Europa para os franceses que ponderam deixar o seu país e radicaram-se noutro destino europeu.

A Cidade dos Arcebispos, também conhecida como a Roma portuguesa, surge no topo de uma lista composta por 20 cidades, à frente de Aalborg (Dinamarca), Málaga (Espanha), Vilnius (Lituânia) ou Cracóvia (Polónia).

O jornal francês analisou 43 metrópoles europeias com base em 27 critérios diferentes, entre os quais a qualidade de vida, o custo do alojamento, a segurança, o clima.

Braga destacou-se em quase todos os indicadores avaliados.

Com cerca de 200 mil habitantes, a cidade minhota, no norte de Portugal, é descrita no artigo como tendo «quase tudo para agradar».

O texto, assinado por Enzo Guerini e Victor Alexandre, enaltece o seu rico património religioso, o comércio de proximidade, as zonas pedonais, os lagos (da Ponte E Bom Jesus), os preços acessíveis no mercado imobiliário. Destaca ainda como positivo os baixos índices de criminalidade (nomeadamente agressões e furtos) e a «elevada satisfação» quanto às suas infraestruturas.

Contudo, há um alerta: o mercado de trabalho local pode não ser tão acolhedor para quem chega sem emprego. Citada no artigo, Alix Carnot, diretora da Expat Comunication, uma sociedade especializada no apoio a expatriados, afirma que é necessário garantir uma colocação profissional antes de se mudar para Braga ou, então, fazer teletrabalho.

A geógrafa francesa Anne-Laure Amilhat Szary, especialista em migrações, dá nota que antigamente, os franceses procuravam empregos semelhantes aos que tinham em França e privilegiavam grandes capitais omo Londres, Berlim ou Madrid. Atualmente, optam por cidades mais pequenas ou menos “convencionais”, assumindo escolas «mais ousadas».

Além de Braga, completam o top 10 as cidades de Aalborg (Dinamarca), Málaga (Espanha), Vilnius (Lituânia) ou Cracóvia (Polónia), Graz (Áustria), Praga (República Checa), Varsóvia (Polónia), Lisboa (Portugal), La Valeta (Malta). Curiosamente, nenhuma capital figura no pódio.

A lista é composta ainda por Bruges (Bélgica), Tallinn (Estónia), Copenhaga (Dinamarca), Helsínquia (Finlândia), Zagreb (Croácia), Reiquiavique (Islândia), Bratislava (Eslováquia) Dublin (Bulgária) e Madrid (Espanha).