twitter

Startups de inovação em saúde de Braga vencem Global Health Accelerator

Startups de inovação  em saúde de Braga vencem  Global Health Accelerator
Fotografia DR

Redação

Publicado em 19 de setembro de 2025, às 16:19

Os projetos expressTEC e Matablue Solution (Otitest) foram distinguidos como vencedores da edição 2025

As startups expressTEC e a Metablue Solution (Otitest) foram distinguidas como vencedoras da edição de 2025 do Demo Day do Programa de Aceleração Global Health Accelerator (GHA). A iniciativa decorreu esta quinta-feira, no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL)

Perante um auditório repleto de investidores, investigadores, clínicos, estudantes e líderes da indústria, o evento marcou o culminar de seis meses intensos de aceleração que envolveram 11 projetos nas áreas da saúde digital, da biotecnologia e da nanotecnologia.

Ao longo deste tempo, as startups beneficiaram da colaboração com instituições líderes nas áreas da saúde e da inovação, tais como a 2CA-Braga, CUF, F3M, Fisiminho, Glintt Life, Luz Saúde, Muroplás, Sparkfood ou VIA Pilates.

O programa foi promovido pelo Startup Braga e contou com o 2CA-Braga e o INL como copromotores. É cofinanciada pela União Europeia, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – NextGenerationEU.

O GHA demonstro a capacidade de Braga para atrair e reter empresas emergentes especializadas em saúde, biotecnologia e nanotecnologia. Esta iniciativa reforça a posição de Braga como cidade inovadora, oferecendo a estas empresas as condições de que necessitam para crescer e expandir-se, com o futuro Bio-MedTech Hub a reforçar esse estatuto.