twitter

Abertas candidaturas para duas habitações com renda acessível

Abertas candidaturas para duas habitações com renda acessível
Fotografia DR

Redação

Publicado em 04 de setembro de 2025, às 17:15

As rendas têm o teto máximo de 505 e 700 euros.

A BragaHabit, em articulação com o município de Braga, vai abrir um novo período de candidaturas no âmbito do Programa Municipal de Arrendamento Acessível,a decorrer de 8 de setembro a 19 de setembro.


Em comunicado, fonte da empresa municipal de habitação salienta que «neste concurso serão disponibilizadas duas habitações, atribuídas em regime de subarrendamento a preços acessíveis», nomeadamente um T2, localizado na Rua da Granja, n.º 25, R/C Esquerdo (União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade), com renda máxima de 505,70 euros, e um T3, localizado na Rua José Afonso, n.º 74, 2.º Esquerdo (Freguesia de São Vicente), com renda máxima de 700 euros.


As candidaturas devem ser formalizadas através do Balcão Digital da BragaHabit (https://balcaodigital.bragahabit.pt), sendo necessário o preenchimento de formulário eletrónico e a submissão da documentação obrigatória.


Podem candidatar-se cidadãos maiores de 18 anos, nacionais ou estrangeiros com título de residência válido, que não sejam proprietários de habitação no concelho de Braga nem beneficiem de outros apoios públicos para fins habitacionais.


Os rendimentos anuais dos agregados familiares candidatos não podem ultrapassar o limite correspondente ao 6.º escalão do IRS ou, em alternativa, os seguintes montantes máximos, ajustados consoante a dimensão do agregado: até 38.632 euros anuais para agregados com uma pessoa; até 48.632 euros para agregados com duas pessoas; até 53.632 euros para agregados com três pessoas; até 58.632 euros para agregados com quatro pessoas; e até 63.632 euros para agregados com cinco pessoas, acrescentando-se 5.000 euros por cada pessoa adicional.
A mesma fonte vinca que «estes limites têm como objetivo garantir que o programa é direcionado para famílias com rendimentos intermédios, frequentemente excluídas tanto da habitação social como do mercado privado».


As habitações poderão ser visitadas mediante marcação prévia através do email “[email protected]”. O processo de seleção será realizado por sorteio público, em data e local a anunciar oportunamente.Para mais informações, os interessados podem contactar a BragaHabit.