A Paróquia de Cabaços, no concelho de Ponte de Lima, realiza nos dias 19, 20 e 21 e 27 e 28 de setembro, a Festa do Samiguel de Cabaços 2025, que este ano decorrem sob o lema “Pelos Séculos dos Séculos”.
As celebrações evocam assim datas significativas como os 1700 anos do Concílio de Niceia; os 900 anos de Ponte de Lima; os 700 anos da passagem da Rainha Santa Isabel; os 300 anos da atual Igreja Paroquial de Cabaços e os 25 anos das Festas do Samiguel de Cabaços.
Mais do que um programa religioso e cultural, a Festa do Samiguel é, para a paróqua e para a comunidade de Samiguel de cabaços, um espaço de encontro, tradição e convívio, onde gerações se reúnem para rezar, partilhar e celebrar a vida. O adro torna-se lugar de memória e de futuro, “local de transição da terra para o céu e de trazer o céu para a terra”.
O programa é bastante rico e terá início no dia 19 de setembro, com o acolhimento da concentração de autocaravanas; a missa cantada em latim e o início do arraial, com uma noitada animada pelos “Cantares Multisseculares da cultura do Povo.
No dia 20 de setembro o programa está cheio de propostas tão diversas como as Oficinas de Artesanato do Samiguel: “Semente e devoção, crescem juntos na tradição” e os populares Trilhos do Samiguel. O destaque do dia vai para a Cortada do milho e uma Grande Desfolhada Minhota, que se realiza às 21h44 com participação popular de cantores e tocadores de concertinas.
No dia 21 de setembro realiza-se a missa e bênção das autocaravanas e o Cortejo das Primícias com a Banda de Música de Ponte de Lima. Neste cortejo, envergando roupas tradicionais, os camponeses trazem para o adro as primícias do seu trabalho. Ao cortejo segue-se o leilão das dádivas oferecidas para benefício da Comunidade Paroquial como demonstração da gratidão Àquele que tudo dá.
Neste dia terá ainda lugar a Feira Tradicional do Samiguel com sabores e artesanato e um concerto.
O programa inclui ainda, de 22 a 25 de setembro, das 15h00 às 19h00, visitas culturais à Igreja para apreciar a exposição dos quadros, cestos e trabalhos artesanais nos altares.
Destaque também para a conferência espiritual “S. Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate”, que se realiza às 21h40.
No dia 27 de setembro, destacam-se três eventos: Vindima no Passal; a apresentação do livro “Os Avós São Eternos” e uma Lagarada à moda antiga com convívio popular, seguida da noite da juventude
No dia 28 de setembro realiza-se a eucaristia festiva e a Procissão dos Cestos em louvor de S. Miguel. São levados os cestos oferecidos a S. Miguel e que, neste ano têm o tema que estamos a viver. . No final da procissão terá lugar a Feira do Samiguel, com música e cantares tradicionais
Finalmente, no dia 29 de setembro será celebrado o Dia Santo em Cabaços, em que se realiza a Solenidade litúrgica de S. Miguel.