twitter

Museu D. Diogo de Sousa associa-se à Noite Branca com programa para vários públicos

Museu D. Diogo de Sousa associa-se à Noite Branca com programa para vários públicos
Fotografia DR

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 31 de agosto de 2025, às 10:38

Durante os dias do evento haverá oficinas destinadas a famílias

O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa realiza este fim de semana, de 5 a 7 de setembro, várias atividades no âmbito da Noite Branca de Braga 2025.


Ao longo dos três dias, o espaço acolhe uma programação diversificada destinada a diferentes públicos. Para o efeito, abrirá gratuitamente em horário alargado, entre as 17h30 e as 22h30. Nestes mesmos dias, pelas 18h00, terá lugar a “Visita Orientada ao Museu”, que convida a uma viagem no tempo pela história da região do Norte de Portugal, do Paleolítico até à Alta Idade Média, com destaque para Bracara Augusta, a antiga cidade romana de Braga.
As visitas orientadas têm duração aproximada de uma hora, são gratuitas e não é necessária inscrição prévia.


As oficinas destinadas às famílias marcam também presença na programação. A atividade “Geometria em Mosaico – Criar em Família com Tesselas Brancas e Pretas” realiza-se no dia 6, às 10h30, e no dia 7, às 15h00, desafiando os participantes a criar padrões inspirados nos mosaicos romanos. Já o “Hospital de Livros – Preparar o Turno da Noite Branca” terá lugar no dia 6, às 15h30, e no dia 7, às 10h30, ensinando simples técnicas para conservar e reparar livros, numa abordagem prática e lúdica. Apesar de gratuitas, estas atividades requerem inscrição prévia.


A 6 de setembro, às 17h00, decorrerá a palestra “Life at the Tilery”, conduzida pela arqueóloga e bioarqueóloga Cherie K. Walth, que apresentará novas perspetivas sobre o quotidiano romano de Bracara Augusta, a partir do estudo das pegadas e marcas deixadas por humanos e animais em contextos de produção cerâmica, como olarias e oficinas. 


Na sessão, que será conduzida em inglês, haverá um diálogo entre a investigadora e os participantes, tendo a oportunidade de observar de perto as peças estudadas e de desfrutar de uma bebida no final. A atividade requer inscrição prévia e tem o custo de 20 euros.


O Palco Jazz, instalado nos jardins do Museu, contará com uma programação especial organizada pela Noite Branca de Braga 2025. Os concertos, de entrada gratuita, terão início no dia 5 de setembro, com José Vale, às 19h00, e com João Martins, às 21h30. No dia 6, será a vez de Miguel Rodrigues, às 19h00, e de AP, às 21h30. A 7 de setembro, às 16h00, o concerto de Fourward marcará o encerramento da participação do Museu na Noite Branca de Braga 2025.


Os contactos para as inscrições são [email protected] ou 253 273 706.