twitter

Céu Ameixinha é mandatária distrital da candidatura de Gouveia e Melo e Firmino Marques é coordenador distrital

Céu Ameixinha é mandatária distrital da candidatura de Gouveia e Melo e Firmino Marques é coordenador distrital
Fotografia DR

Redação

Publicado em 04 de agosto de 2025, às 16:56

Conhecidos primeiros mandatários distritais

A enfermeira Maria do Céu Ameixinha é a mandatária distrital da candidatura de Gouveia e Melo à Presidência da República Portugues. O anúncio foi feito ontem pela candidatura, através de um comunicado em que foram revelados os primeiros mandatários distritais, bem como alguns dos coordenadores por distrito.

Firmino Marques, antigo vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, e deputado da Assembleia da República nas XIV e XV Legislaturas pelo PSD, é o coordenador distrital da candidatura.

A candidatura de Gouveia e Melo à Presidência da República resume o currículum de Maria do Céu Ameixinha, enfermeira especialista em Enfermagem Comunitária, atualmente a trabalhar na Unidade de Saúde Pública do ACES Braga.

«É conhecida pela sua extraordinária dedicação ao serviço, que culminou com uma participação muito revelante no Plano Nacional de Vacinação, tem sido alvo de diversas homenagens públicas», refere o comunicado.

Firmino Marques é licenciado em Filosofia, e tem experiência profissional no setor dos seguros. Foi vice-presidente da Câmara Municipal de Braga e foi deputado nas XIV e XV Legislaturas. Foi presidente da Associação de Festas de S. João de Braga durante sete anos.

A candidatura de Gouveia e Melo à Presidência da República deu também a conhecer o Coordenador regional Norte. Trata-se de Carlos Caneja Amorim. Advogado, Master em Direito Desportivo - Universidade de Lleida, Espanha (2004), foi deputado municipal de Guimarães (2021/2025) e Presidente da Associação Agigantar Abril.