twitter

Festividades mobilizam toda a comunidade para uma tradição que conquistou o futuro

Festividades mobilizam toda a comunidade para uma tradição que conquistou o futuro
Fotografia DM

Publicado em 27 de julho de 2025, às 00:58

Sobreposta realiza esta tarde a procissão histórica da Festa do Santíssimo Sacramento

Com um orçamento que não anda longe dos 30 mil euros, as festividades que a Freguesia de Sobreposta realiza em honra do Santíssimo Sacramento são um dos grandes acontecimentos locais. Mobilizam toda a comunidade e despertam vontade de colaboração dos naturais da freguesia que foram viver para outros locais. 

Hoje, o ponto alto das festividades é a realização da procissão eucarística, que sai para a rua depois da celebração da adoração, que tem lugar às 16h30. O programa religioso integra a celebração de uma eucaristia festiva  às 10h30, com sermão e celebração da Profissão de Fé.

Para o Juiz da Confraria do Santíssimo Sacramento, José Rodrigues, a preparação das festividades decorrem ao longo de todo o ano.«Nós, normalmente, começámos em agosto do ano anterior, para terminar agora no mês de julho deste ano», disse o responsável, acrescentando que entre as principais atividades está a responsabilidade de angariar fundos para se conseguirmos fazer a festa.

O trabalho intensifica à medida que se aproxima o dia do ancestral levantamento do arco. «Nos últimos dois meses é que dá mais trabalho. É nessa altura que então se vai buscar os eucaliptos que depois vão ser usados para fazer o arco, de forma a que a madeira esteja no ponto de não ser pesada de mais nem ceda facilmente. 

Crescimento contínuo com futuro assegurado

Embora reconheça que entre as principais dificuldades está a realização das receitas suficientes, José Rodrigues não tem muito do que queixar. «Graças a Deus, a nossa população tem colaborado e pedimos que continuem a colaborar como até aqui. É isto que nós pretendemos, porque esta é uma festa acarinhada pela população aqui de Sobreposto», assegura, vincando que se assim não fosse, as festividades não mobilizariam «tanta gente» como a que ontem esteve em Sobreposta.

Do lado das empresas locais também tem havido boa colaboração. «Os empresários ajudam muito e é de louvar-lhe que eles continuem a apoiar. Ficamos muito gratos por isso», destaca o juiz da Confraria do Santíssimo Sacramento de Sobreposta, sublinhando que a Freguesia «cada vez tem mais pessoas de fora a colaborar».

«Tem havido vários casos de pessoas que são naturais de Sobreposta, mas que estão a viver noutra freguesia que pedem para ser mordomas cá», vinca o juiz, notando que as festas «são uma tradição que tem séculos e a sua continuidade está assegurada, porque a juventude continua empenhada em participar».

Embora esteja no no último ano como juiz da Confraria, José Rodrigues promete continuar a colaborar. «É claro que continuarei a apoiar os meus colegas que venham a seguir. Não vou deixar a confraria, continuarei a a ser irmão», garante, assegurando que apesar do muito trabalho, «compensa» ver o entusiasmo e a alegria que vive nos dias da Festa do Santíssimo Sacramento.

Forte dinamização comunitária

A forte dinamização que as festas motivam é também destacada pelo vereador da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues. «É um bom sinal e é um bom exemplo da vitalidade que as freguesias fora do centro da cidade têm e que demonstra também a vitalidade do próprio concelho», disse o autarca, salientando a importância de se manter viva a tradição. 

Notando que também as crianças participação na construção e transporte do arco, João Rodrigues considerou que isso «demonstra exatamente como deve ser feita a “passagem,testemunho”».  
«Isto que eu estou a dizer não é uma questão só de percepção, é uma questão real, de números. De facto, há cada vez mais nascimentos nestas freguesias, de há uns anos para cá», reforçou, resumindo que também isso traduz um crescimento da qualidade de vida fora das áreas urbanas de Braga.