twitter

UNESCO destaca que Bom Jesus está a fazer um bom caminho

UNESCO destaca que Bom Jesus está a fazer um bom caminho
Fotografia Avelino Lima

Publicado em 07 de julho de 2025, às 19:20

Na abertura das comeorações dos seis anos de elevação a Património Mundial

A Secretária Executiva da Comissão Nacional da UNESCO, Rita Brasil, afirmou hoje que o Bom Jesus de Braga «está a fazer um bom caminho», desde que elevado a Património Mundial da UNESCO. 

Falando à margem das comemorações dos seis anos da inscrição na Lista do Património Mundial da UNESCO e dos 10 anos de elevação a Basílica, que se realizaram ontem, Rita Brasil notou que manter os critérios para se continuar com o título de Património Mundial é uma tarefa difícil, mas que está a ser bem realizada no santuário bracarense. 

«Consideramos que [o Bom Jesus] está no bom caminho», afirmou a responsável da UNESCO, acrescentando que «tem havido aqui um esforço de acompanhamento das questões que têm de ser tidas em conta». 

A representante da Comissão Nacional da UNESCO considerou «uma boa ideia» o ter-se criado «um órgão que acompanha» a concretização do programa definido aquando da elevação a Património Mundial. 

«É uma boa prática que envolve não só a Confraria, mas também a Câmara Municipal de Braga, organizações, e a própria Comissão Nacional do UNESCO também está tem assento [no Conselho Geral] e, portanto, vejo que há aqui um cuidado de manter esta herança para as gerações futuras, como é sua responsabilidade». 

Acrescentou a responsável que também os investimentos que foram propostos pela UNESCO estão a cumprir a calendarização. 

«Eu não queria entrar nesse detalhe neste momento, até porque recentemente há uma decisão que está a ser estudada pelo Comité de Património Mundial, que está  a reunir desde o dia 6 de julho, mas está a ser respeitada a canalização. Os relatórios que têm sido solicitados, têm sido apresentados e continuamos a acompanhar essas recomendações. Isto é um trabalho muito vasto, são questões que não dependem só de uma entidade, mas que envolvem também os cidadãos, porque o Património Mundial é de todos», resumiu Rita Brasil.