Muita fé, tradição e animação vão marcar a festa em honra de S. Pedro de Maximinos, agendada para este fim de semana, dias 28 e 29 de junho, no Peão da Meia Laranja. Pela primeira vez em 20 anos, a freguesia evoca em dois anos seguidos o seu padroeiro, num esforço que junta a União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade e o Agrupamento N.º 430 do Corpo Nacional de Escutas.
As festividades começam às 15h00 de sábado , com a abertura do bar. Segue-se, ao longo da tarde e noite, um programa musical que promete várias horas em torno da cultura. Às 17h30 atuam os Bemóis de S. Caetano, um grupo de antigos alunos do Colégio de S. Caetano, e, às 19h00, tem início um concerto dos Bravos da Boa Luz. À noite, a partir das 21h30, tem lugar a Noite de Fados, com a Associação Fados com Arte.
No domingo, o bar abre às 10h00 e, às 11h00, tem lugar um dos pontos altos do programa, que é a saída da Capela São Miguel-o-Anjo da Procissão em honra de São Pedro, que contempla o andor do Santo padroeiro, dois anjinhos (S. Pedro e S. Paulo) e elementos dos escuteiros e meninos da catequese.
Depois de passar pelas ruas Cruz de Pedra e Direita, a procissão recolhe na Igreja de Maximinos onde, às 11h30, é celebrada a eucaristia solene.
As festividades encerram às 13h00, sendo que durante os dois dias não vão faltar os sabores típicos como porco no espeto, bifanas, sardinhas, caldo verde. e muitos momentos de animação.