De 18 de setembro a 2 de novembro de 2025 Os Encontros da Imagem — Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais regressam com um programa que se estende por seis localidades do norte de Portugal — Braga, Avintes, Barcelos, Guimarães, Porto e Vila Verde. Sob o mote “Manifestação de Interesse”, a 35ª edição assinala um momento simbólico na história do festival, celebrando três décadas e meia de contributo para a fotografia em Portugal. Mais do que uma comemoração, esta edição propõe uma pausa reflexiva sobre o percurso do evento, consolidando o seu legado enquanto espaço de pensamento crítico, experimentação artística e diálogo com o presente.
A direção artística desta edição está a cargo do galego Vítor Nieves, cuja relação com o festival remonta a 2013. Ao longo dos anos, desempenhou diversas funções — de jurado a curador convidado, curador júnior e membro da equipa de produção —, o que lhe confere um conhecimento profundo da identidade e evolução do projeto.
O festival regressa agora com uma visão ampla e crítica, propondo uma programação diversificada, com exposições de artistas nacionais e internacionais. Embora a fotografia continue a ser o eixo central do festival, o programa expande-se a outras linguagens contemporâneas, integrando cinema, performance, instalação e vídeo-arte, numa celebração das múltiplas formas de expressão visual da atualidade.
Concebe esta edição como “uma curadoria de curadorias”, orientada por uma abordagem investigativa, contra-narrativa e colaborativa, assente numa prática horizontal e rizomática da curadoria.
O festival integra na sua programação trabalhos selecionados através de Open Calls. Até 11 de maio estão abertas as candidaturas para o Prémio Encontros da Imagem 2025, com o vencedor a receber 1.000€ e os cinco artistas finalistas terão os seus trabalhos apresentados no festival.
Também está a decorrer a Open Call para o Encontros da Imagem Leitura de Portfólios 2025.