o Palácio do Raio acolheu a sessão de apresentação do livro “O Visconde de São Lázaro e o Palácio do Raio – Modernidade e progresso em Braga na segunda metade do século XIX”, da autoria da professora Marta Lobo.
A obra, publicada pela Santa Casa da Misericórdia de Braga e editada pela Colibri, descreve a vida de Miguel José Raio, Visconde de São Lázaro, que, na segunda metade do século XIX, dividiu a sua vida entre Braga, Portugal, e o Pará, Brasil.
Miguel José Raio fez a sua fortuna no Brasil, em Belém do Pará, e, quando regressou a Braga, fez uma série de investimentos, tendo um deles sido a aquisição do Palácio do Raio, em 1853. Tornou-se uma figura muito influente nas elites locais e regionais, mantendo, igualmente, uma forte ligação ao Pará.
Tal como destacou o provedor da Misericórdia de Braga, Bernardo Reis, na apresentação, «a presença de Miguel José Raio é notória e muito evidente neste edifício onde nos encontramos, a começar pela magnífica fachada azulejar que o reveste e que não deixa ninguém indiferente a quem por ela passa, sendo quase “obrigatório” registar esta passagem com uma fotografia».
A apresentação da obra ficou a cargo de Jorge Alves, professor catedrático da FLUP e investigador do CITCEM, que evidenciou a relevância do estudo da emigração portuguesa no século XIX e a forma como esta influenciou a cultura e a sociedade da época.
Marta Lobo, autora do livro e curadora do Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia de Braga, agradeceu o apoio da Misericórdia de Braga, bem como a cooperação de diversas entidades, para levar a efeito esta investigação sobre a figura que imortalizou o seu nome no palacete.
Livro explora vida de Visconde de S. Lázaro e Palácio do Raio

Fotografia
DR
Rita Cunha
Jornalista
Publicado em 04 de abril de 2025, às 15:49