twitter

Caminhada pela Vida centrou atenção na deficiência e cuidados paliativos

Caminhada pela Vida centrou atenção na deficiência e cuidados paliativos
Fotografia Luís Filipe Silva

Publicado em 29 de março de 2025, às 18:38

Iniciativa juntou centenas de pessoas em Braga

Centenas de pessoas  desfilaram hoje pela cidade de Braga na Caminhada pela Vida, cuja organizção esteve a cargo da Associação In Família.
Na caminhada deste ano, os organizadores chamaram a atenção para para a necessidade de proteger as pessoas com deficiência e de assegurar cuidados paliativos a todos que deles precisam. «O que nós defendemos é a vida desde a sua concepção até à morte natural. Este ano vamos focar especialmente na questão da deficiência, uma vez que sabemos que há uma grande percentagem de diagnósticos pré-natais em que resultam em aborto e, para nós, todas as pessoas são dignas, independentemente da sua condição. Sejam portadores de deficiência ou não, sejam doentes ou não, sejam novos ou velhos, independentemente das suas condições, todas as pessoas têm a sua dignidade. E é a dignidade humana, que assenta no facto de ser pessoa e não nas suas características pessoais», frisou Eva Almeida, da Associação In Família, em declarações prestadas ao Diário do Minho.

Juntaram-se à iniciativa a APPACDM, Instituto Monsenhor Airosa , Associação Famílias e o Poverello.

A Caminhada pela Vida realizou-se hoje em Portugal de modo simultâneo em 12 cidades: Aveiro, Beja, Braga, Coimbra,  Évora, Faro, Funchal , Guarda, Lamego, Lisboa, Porto, Santarém. 
«Hoje foi o dia de Portugal mas esta iniciativa é ocorre a nível mundial, só que em diferentes dias», sublinhou Eva Almeida.
Marcaram presença nesta iniciativa o vereador da Câmara de Braga, Altino Bessa e o antigo deputado Firmino Marques.