twitter

Braga à conquista de turistas na BTL com nova marca do município

Braga à conquista de turistas na BTL com nova marca do município
Fotografia Luisa Teresa Ribeiro

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 12 de março de 2025, às 18:30

Presidente da Câmara de Braga mostrou as imensas potencialidades do concelho

O Município de Braga apresentou, hoje, no dia de abertura da Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), em Lisboa, a nova marca territorial da cidade e um novo roteiro turístico, com o objetivo de continuar a bater o recorde de dormidas, que atingiu o valor máximo em 2024.

A apresentação foi feita no âmbito da participação bracarense nos stands da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal e do Turismo Religioso. O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, marcou presença nas atividades promocionais, tendo participado na iniciativa “Volta a Portugal pelas marcas, de Braga à Ilha das Flores”, promovida pela Ivity Brand Corp.

O autarca explicou que o foco deste ano é a divulgação da nova marca de Braga, porque esta imagem é «um cartão de visita» daquilo que o concelho «tem para oferecer e daquilo que pretende ser no futuro».

«É uma marca que traduz a nossa história, a nossa monumentalidade, os nossos recursos, como é o caso do Arco da Porta Nova, Bom Jesus e vários outros espaços icónicos da cidade», referiu.

Ao mesmo tempo, acrescentou, «posiciona-se como uma marca desafiante, que convida a que todos visitem, conheçam, percebam esta energia, esta ressonância que a cidade tem e que a projeta também para o futuro, enquanto cidade inovadora e cidade com qualidade».

A nova marca territorial foi apresentada a 25 de janeiro, dia de abertura da Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura. Criada pela agência Ivity Brand Corp, destaca o sino como ícone da cidade, tendo como slogan “Braga soa a futuro”.

 

Roteiro convida a visita de três dias

A maior feira de turismo nacional também foi palco do lançamento de um roteiro que ostenta a nova marca, apresentando a proposta para uma visita a Braga em três dias, num incentivo a aumentar a estada média na cidade.

«Temos vindo a trabalhar muito na dimensão dos produtos que apoiam a divulgação do nosso território. Tem havido várias iniciativas, umas de cariz mais digital, outras de cariz mais físico. Este ano trazemos à BTL um novo roteiro para desfrutar de Braga em três dias, que permite conhecer muitos dos seus recursos, seja do ponto de vista cultural, seja do ponto de vista gastronómico, seja do ponto de vista das dinâmicas que a cidade tem para oferecer», declarou.

Para o visitante que tem apenas um dia para explorar Braga, o mapa apresenta os elementos mais emblemáticos: Arco da Porta Nova, Sé Catedral, Câmara Municipal de Braga, Biblioteca Pública de Braga, Paço Arquiepiscopal, Rua do Souto, Jardim de Santa Bárbara, Praça da República e Arcada, Torre de Menagem, Casa dos Crivos, Igreja de Santa Cruz, Igreja do Hospital de S. Marcos, Casa e Capela dos Coimbras e Santuário do Bom Jesus do Monte.

Em dois dias, o turista vai poder alargar a sua experiência, numa viagem histórica até aos nossos dias, visitando o Museu – Palácio dos Biscainhos, Termas Romanas do Alto da Cividade, Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, Museu Pio XII, Torre de Santiago, Palácio do Raio, Fonte do Ídolo e Santuário do Sameiro.

A proposta para o terceiro dia é expandir a viagem por outros espaços monumentais e culturais, desde igrejas barrocas a espaços arquitetónicos do século XX ou adaptados à modernidade, designadamente Museu Nogueira da Silva, Casa Rolão, Museu da Imagem (em obras), Basílica dos Congregados, Mercado Municipal – A Praça e Mosteiro de São Martinho de Tibães.

As sugestões incluem outros locais de interesse, Braga à noite, propostas para visitas em família e uma parte sobre a gastronomia. O roteiro aconselha os visitantes a despenderem «mais dias» para não perderem «os mais diversos locais de fruição e de lazer», uma vez que, «entre parques verdes, praias fluviais, galerias e espaços para eventos, há toda uma panóplia cultural a descobrir e a usufruir». 

O roteiro aconselha os visitantes a despenderem «mais dias» para não perderem «os mais diversos locais de fruição e de lazer», uma vez que, «entre parques verdes, praias fluviais, galerias e espaços para eventos, há toda uma panóplia cultural a descobrir e a usufruir». «Braga consegue conservar tradição, conciliando-a com inovação conferindo à cidade um caráter empreendedor, dinâmico e jovem. De portas abertas ao mundo, sem esquecer a sua forte herança cultural e patrimonial... Braga soa a futuro», pode ler-se no guia.