O Executivo Municipal de Braga vai analisar, na próxima reunião, que se vai realizar na segunda-feira, dia 10 de março, uma proposta que visa a atribuição de um apoio extraordinário à Universidade do Minho para Reabilitação do Edifício do Castelo, com vista à instalação do centro educativo UMinhoExec – Executive Business Education. O investimento total estimado para a intervenção é de cerca de nove milhões de euros, com um apoio municipal de aproximadamente um milhão de euros, repartido entre os anos de 2025 a 2027 – 100 mil no primeiro ano, 400 mil no segundo e 500 mil no terceiro.
O projeto prevê tornar o Edifício do Castelo num espaço dinâmico e interativo, promovendo a inovação e o desenvolvimento de competências estratégicas. O espaço vai contar com salas híbridas de formação, laboratórios tecnológicos, espaços de inovação para empresas e auditórios multifuncionais.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Braga defende que “a execução deste projeto trará benefícios significativos, já que à vertente da valorização do património histórico e cultural - transformando o edifício num equipamento moderno e tecnologicamente avançado, capaz de responder às necessidades do século XXI -, soma-se a dinamização económica e educativa”. “A UMinhoExec assumirá um papel estratégico como centro de inovação e qualificação, atraindo talento, empresas, eventos de impacto nacional e internacional e promovendo o crescimento sustentável da cidade”, acrescenta a nota.
Para além do apoio do Município, para viabilizar esta intervenção a Universidade do Minho mobilizou um valor superior a 2,3 milhões de euros em capitais próprios e submeteu uma candidatura ao programa Norte2030, com um pedido de financiamento no valor de 5,5 milhões de euros.