twitter

Reformada portuguesa ganha prémio mundial de fotografia com imagem de São Martinho em Braga

Fotografia Ângela Magalhães

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 08 de março de 2025, às 14:33

Ângela Magalhães, de 71 anos, ganhou um dos Prémios Mundiais de Fotografia Sony 2025.

A médica aposentada Ângela Magalhães, de 71 anos, ganhou um dos Prémios Mundiais de Fotografia Sony 2025 com uma imagem captada durante um magusto de São Martinho em Braga. A antiga endocrinologista do Hospital de São João, no Porto, é a vencedora deste ano do Prémio Alpha Female, criado pela Sony para "promover o talento fotográfico feminino e divulgar o seu trabalho junto de um público internacional". O anúncio coincide com o Dia Internacional da Mulher, que se celebra este sábado.

Ângela Magalhães revelou à Lusa que recebeu a notícia "com muita alegria, como é óbvio, até porque estava longe de pensar que tal iria suceder". Segundo a organização, a vencedora foi escolhida entre as mais de 419.000 fotografias submetidas a concurso por pessoas de mais de 200 países e territórios.

Apesar de a fotografia ser uma paixão antiga, Ângela Magalhães só se dedicou a este passatempo depois de se aposentar, há cerca de 10 anos. "Gosto de concorrer a concursos fotográficos, mesmo aqueles em penso que as hipóteses de ganhar são mínimas. Os Sony World Photography Awards permitem concorrer de forma gratuita. Foi isso que fiz. Que tinha a perder?", explicou à Lusa, em respostas enviadas por email. O prémio, confessou, fez com que se sentisse “realizada e valorizada".

A imagem vencedora tem o título "Festa de S. Martinho" e mostra duas mulheres a vestidas de forma tradicional a saltar uma fogueira onde estão a ser assadas castanhas. A autora explicou que captou a fotografia durante um festejo em Braga pelo grupo Rusga de S. Vicente - Grupo Etnográfico do Baixo Minho, que desenvolve eventos com o intuito de conservar o património cultural. "Neste caso tratava-se de um magusto público recriando os que antes aconteciam nos terreiros das aldeias. Fazia parte destes folguedos saltar a fogueira onde as castanhas eram assadas. Foi um desses instantes que captei", relatou à Lusa.

Magalhães diz gostar de fotografar pessoas, seja na rua, retratos ou de forma documental, porque aprecia a "conexão com outros seres humanos". "Encanta-me captar emoções e expressões visuais", referiu.

A fotógrafa portuense assume-se como amadora e esta atividade como um passatempo. "Fotografo quando me apetece, quando há um evento que me dá prazer registar, quando me reúno com amigos com o mesmo gosto pela fotografia e saímos para nos deleitarmos com a prática do nosso interesse comum", resumiu.

Além de receber material fotográfico da Sony como parte do prémio, a imagem galardoada será incluída na exposição em Londres entre 17 de abril e 5 de maio de todos os finalistas da competição deste ano, bem como no respetivo catálogo.