twitter

AEB estima impacto económico de 14 milhões durante a Semana Santa

AEB estima impacto económico de 14 milhões durante a Semana Santa
Fotografia DR

Redação

Publicado em 28 de fevereiro de 2025, às 10:32

Mais 6 milhões que em 2024, ano em que a atividade comercial nessa semana foi fortemente afetada pelo mau tempo.

A Associação Empresarial de Braga (AEB) prevê que a Semana Santa deste ano gere um impacto económico a rondar os 14 milhões de euros, mais 6 milhões que em 2024, ano em que a atividade comercial nessa semana foi fortemente afetada pelo mau tempo. 

Se a fasquia dos 14 milhões for alcançada será o valor mais elevado de sempre registado pelo setor na Semana Santa. Em 2023, o impacto económico ascendeu a 13 milhões de euros, o valor mais elevado até agora registado. 

Em termos turísticos, com a oferta hoteleira atual, é convicção da AEB que durante a Semana Santa haja um acréscimo de cerca de 20 mil dormidas face à média semanal registada durante o ano, que é de aproximadamente 13 mil dormidas. 

As projeções foram apresentadas ontem pelo presidente da AEB, Daniel Vilaça, aquando da apresentação do programa da Quaresma e Solenidades da Semana Santa. Marco Sousa, da entidade regional de Turismo Porto e Norte, apontou a Semana Santa de Braga como um dos eventos que maior projeção nacional e internacional dá a Braga. 

O responsável felicitou a Comissão pelo programa «rico e variado», notando que demonstra o que é a dimensão da cidade, que em 2024 registou um recorde de dormidas – 680 mil.