twitter

Município de Braga e IP avançam com reorganização viária no Nó de Infias

Município de Braga e IP avançam com reorganização viária no Nó de Infias
Fotografia DR

Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2025, às 11:24

Projeto visa melhorar a fluidez do trânsito e reduzir congestionamentos numa das principais entradas de Braga.

O Executivo Municipal de Braga vai analisar, na próxima reunião de Câmara, a proposta de Acordo de Gestão a ser celebrado entre a Infraestruturas de Portugal (IP) e o Município de Braga, com o objetivo de reorganizar o Nó de Infias. Este projeto visa solucionar os graves problemas de congestionamento e melhorar a mobilidade na área, afetada por elevados volumes de tráfego.

De acordo com o Acordo de Gestão, a IP será a responsável pela execução do projeto, assumindo a liderança na gestão, execução e fiscalização da obra. A IP também terá a responsabilidade financeira da intervenção, desde a fase pré-contratual até ao encerramento administrativo da empreitada. O acordo será posteriormente submetido a parecer do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

Em paralelo, a Câmara Municipal de Braga já iniciou os processos de expropriação necessários para o avanço do projeto. A IP irá solicitar, ainda, autorização para a realização plurianual de despesas aos Ministérios das Infraestruturas e das Finanças, de modo a acelerar as etapas do projeto.

O Nó de Infias é conhecido como um dos principais pontos de congestionamento da cidade, devido à confluência de vias estruturantes de ligação inter-regional e nacional. Este ponto de estrangulamento tem reflexos diretos na mobilidade local, canalizando um volume de tráfego elevado, especialmente proveniente dos concelhos vizinhos. O impacto do congestionamento prejudica a fluidez da circulação e compromete a qualidade de vida na área envolvente.

Estudos de tráfego indicam que o volume de veículos nas vias sob a jurisdição da IP ultrapassa a capacidade do nó, resultando frequentemente em situações de saturação. Para resolver este problema, a intervenção no Nó de Infias é considerada essencial para garantir uma melhoria significativa nas condições de circulação e na segurança rodoviária.

O projeto de reorganização viária prevê a redução de 98% do tráfego automóvel no local, a eliminação de mais de 4 km de filas de trânsito e um aumento de 95% na fluidez durante as horas de ponta. Um dos principais componentes do projeto será a construção de um viaduto bidirecional com 220 metros de extensão e 12 metros de largura, que permitirá uma ligação direta e sem conflitos entre os movimentos Norte/Este e Oeste/Norte.

Além disso, serão reformuladas as ligações Sul/Norte e Este/Sul para minimizar as interferências entre os fluxos de tráfego. Com essas melhorias, os principais movimentos viários passarão a ocorrer sem constrangimentos, o que também favorecerá a fluidez dos movimentos secundários.

Outra alteração importante será a requalificação da atual rotunda desnivelada, que deixará de funcionar como tal no quadrante sul. Com essa mudança, o tráfego proveniente do Lugar de Cabanas não poderá acessar o futuro viaduto, sendo criado, em alternativa, um pequeno acesso à EN101, próximo das atuais instalações da ‘Volvo’.