twitter

Braga anuncia os 19 projetos vencedores do Orçamento Participativo Escolar 2025

Braga anuncia os 19 projetos vencedores do Orçamento Participativo Escolar 2025
Fotografia CM Braga

Redação

Publicado em 13 de fevereiro de 2025, às 18:31

Cerca de quatro mil alunos participaram na votação de projetos que visam transformar o ambiente escolar em Braga.

O Município de Braga revelou, nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, os 19 projetos vencedores da edição 2025 do Orçamento Participativo Escolar (OPE). A iniciativa visa envolver os jovens na construção do futuro das suas escolas e comunidades, colocando-os no centro das decisões que impactam o seu ambiente escolar.

A cerimónia de apresentação teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença de Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, e Carla Sepúlveda, vereadora da Educação, além de representantes de alunos e professores que participaram nos projetos.

Entre os projetos selecionados, destacam-se propostas como a implementação de uma rádio escolar, a instalação de cacifos, criação de espaços de bem-estar, recriação de recreios ativos, criação de salas do aluno, quiosques e dinamização de clubes de teatro. Um total de 25 projetos foram submetidos pelos alunos, sendo escolhidos 19 para execução. Cerca de quatro mil alunos de um total de seis mil participaram na votação.

Sameiro Araújo expressou a sua satisfação pelo crescente envolvimento dos jovens no OPE, destacando que a juventude bracarense “está cada vez mais atenta à vida da sua cidade e da sua escola”. A vice-presidente também lembrou que, desde 2015, a Câmara Municipal tem incentivado os jovens a contribuírem com suas ideias e visões, com impacto positivo na comunidade.

Carla Sepúlveda, por sua vez, frisou que o OPE vai além de uma mera iniciativa orçamental, sendo um “exercício de cidadania ativa”. “O OP Escolar fomenta valores como a responsabilidade coletiva e o espírito crítico, e ao delegar nos alunos a gestão de parte do orçamento municipal, promove a sua autonomia e o protagonismo nas decisões que afetam o seu quotidiano escolar”, afirmou a vereadora.

O OPE tem como principal objetivo fortalecer a cidadania participativa dos alunos, incentivando-os a envolver-se na gestão e melhoria do ambiente escolar, assumindo um papel ativo na identificação de necessidades e na definição de soluções.

O processo eleitoral para a seleção dos projetos vencedores decorreu em dezembro de 2024, envolvendo as 13 Escolas Básicas 2,3 de Braga. Cada grupo de alunos apresentou uma proposta, com o compromisso de que o custo de cada projeto não ultrapassasse 10 mil euros e que a execução fosse finalizada até o final do ano letivo.

Os vencedores do Orçamento Participativo Escolar de Braga foram anunciados com uma série de iniciativas inovadoras e criativas. A EB2/3 de Palmeira foi premiada com três projetos: Dar voz aos alunos – Rádio Escolar, Cacifos no Pavilhão Desportivo e Jogos e Material Desportivo. No Agrupamento de Escolas Trigal Santa Maria, destacaram-se os projetos Espaço de Bem-Estar e Recreios Ativos

O Conservatório de Música Calouste Gulbenkian ganhou com o projeto Enriquecer os tempos livres. O Agrupamento de Escolas Braga Oeste foi contemplado com o projeto Vamos equipar a escola para o sucesso, enquanto a EB2/3 de Lamaçães, do Agrupamento de Escolas Dona Maria II, venceu com Sala do Aluno: Aprender, Conectar e Inspirar

No Agrupamento de Escolas de Celeirós, o projeto Quiosque dos Intervalos Ativos foi o grande vencedor. O Agrupamento de Escolas de Maximinos ganhou com o projeto Sala 360° Aprendizagem Completa. Já o Agrupamento de Escolas André Soares foi premiado com o projeto Espaço de Lazer e Convívio na Escola André Soares, enquanto o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio venceu com Construímos o Sucesso, Cultivando o Bem-Estar

O Agrupamento de Escolas Carlos Amarante teve dois projetos vencedores: Escola Viva: Bem-Estar e Educação de Qualidade para Todos e ReConstruir uma escola saudável. O Agrupamento de Escolas Francisco Sanches venceu com o Projeto Escola +

No Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado, os projetos Sonorização da EB 2,3 Mosteiro e Cávado e Dinamização do Clube de Teatro do AEMC foram premiados. Por fim, o Agrupamento de Escolas de Real foi premiado com os projetos Espaço COMtemplAÇÃO e Crescer em Harmonia.