A primeira edição do Vinhos a Descobrir em Braga apresenta, hoje e amanhã, no Hotel Vila Galé Collection, 37 pequenos e médios produtores, com mais de 300 referências para provar.
Nas vésperas do dia de S. Valentim, a estreia do evento vínico na cidade é dedicada ao amor, num convite para que os bracarenses se apaixonem pelos vinhos nacionais.
A organizadora e fundadora do Vinhos a Descobrir, Ana Ferro, refere que, nesta realização, os visitantes «encontram vinhos de várias regiões do país, podendo encantar-se com vinhos desde Trás-os-Montes ao Alentejo e também uma mostra de vinhos do Velho Mundo – Síria, Jordânia, Líbano». «Muito para provar e encantar-se», assegura.
Na 25.ª edição a nível nacional, o evento pretende «levar os produtores junto dos bracarenses e dar a conhecer os fabulosos vinhos de pequenos produtores».
Esta responsável explica que o certame conta com a participação de «pequenos e médios produtores, cujos vinhos não se encontram em grandes superfícies, mas sim em garrafeiras especializadas, mercearias gourmet e em restaurantes próximos dos locais de produção».
Num ano de expansão territorial do Vinhos a Descobrir, o evento chega à Capital Portuguesa da Cultura, que é uma cidade «com imensos apreciadores de bons vinhos».
Depois de Braga, o Vinhos a Descobrir tem uma edição agendada para Santo Tirso, nos dias 5 e 6 de abril, na Fábrica Santo Thyrso, seguindo-se Lisboa (31 de maio e 1 de junho), Aveiro (21 e 22 de junho), Porto-Gaia (4 e 5 outubro), Lisboa (8 e 9 novembro) e Coimbra (15 e 16 novembro).
Ana Ferro revela que «o número de eventos de 2025 é o mesmo de 2023 e 2024. A expansão que se está a fazer é nas cidades, indo ter com quem gosta de ótimos vinhos e gosta de se surpreender».
«Neste périplo de cidades, aproximamos os produtores de novos consumidores, fazendo com que estes descubram vinhos únicos», diz, frisando que Portugal é «um pequeno país com vinhos maravilhosos e muita diversidade», declara.
Hoje, dia 8, o certame funciona até às 20h00 e amanhã, dia 9, das 14h00 às 19h00. O ingresso custa 15 euros, incluindo 10 vouchers de desconto de 1 euro, que podem ser utilizados na compra de vinho.





