Hoje é o dia que Braga se despede de uma das lojas mais movimentadas do centro da cidade. Conhecida como a Zara da Avenida, esta loja está aberta há 34 anos e é uma referência comercial do centro de Braga.
Num dia normal era possível visualizar forte movimentação dentro da loja, que tem vários pisos, tal como várias pessoas à espera na parte exterior.
O encerramento desta loja comercial esteve envolvido em polémica porque, numa primeira fase, a Inditex, dona da Zara, não deu a possibilidade de mobilidade entre lojas, tendo os trabalhadores sentido que estavam a ser “empurrados” para fora da empresa.
Já no início de novembro de 2024 um grupo de trabalhadores manifestou-se no Porto, numa manifestação nacional convocada pela Confederação Sindical dos Trabalhadores Portugueses (CGTP), onde exigiam “respeito” pelos anos de trabalho naquela loja e que o que estava a acontecer na altura era um “despedimento coletivo ilegal”.
Abordados pelo Diário do Minho, os responsáveis da loja da Zara da Avenida da Liberdade, em Braga, não quiseram prestar declarações.