twitter

Inteligência Artificial detecta 8 mil infrações de estacionamento nas paragens de autocarros em Braga

Inteligência Artificial detecta 8 mil infrações de estacionamento nas paragens de autocarros em Braga
Fotografia TUB

Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2025, às 10:47

Sistema automatizado identifica estacionamento ilegal nas paragens de autocarro, melhorando a segurança e a eficiência do transporte público em Braga.

O sistema Hayden AI, que utiliza câmaras equipadas com inteligência artificial, foi implementado em Braga para identificar o estacionamento ilegal nas paragens de autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB). Durante um piloto de três meses, o sistema registou quase 8 mil infrações, destacando um problema significativo nas infraestruturas de transporte público da cidade. 

O projecto, concluído a 16 de dezembro, foi financiado pelo Desafio de Inteligência Artificial do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), prémio concedido à Hayden AI e ao Município de Braga em janeiro de 2024.

A tecnologia foi instalada em dois autocarros que operam nas linhas 40-44 e 41-49 dos TUB. Apenas nas paragens da Rua Nova de Santa Cruz e da Rua dos Lusíadas foram detectadas 2.186 infracções de estacionamento indevido. Durante o piloto, não foram aplicadas multas, mas os dados recolhidos forneceram informações cruciais sobre a magnitude e os pontos críticos do problema.

A autarquia reforça que o estacionamento ilegal nas paragens de autocarro representa um risco sério para a segurança e a mobilidade dos passageiros, especialmente para aqueles com deficiência ou mobilidade reduzida. Quando os autocarros não conseguem encostar ao passeio devido a veículos mal estacionados, os utentes são forçados a atravessar a estrada para entrar ou sair do autocarro, expondo-se ao tráfego e dificultando o uso das rampas de acesso para cadeiras de rodas.

Olga Pereira, vereadora da Câmara Municipal de Braga, destaca: "O estacionamento ilegal nas paragens de autocarro coloca em risco a segurança dos passageiros com dificuldades de mobilidade. Esta situação é absolutamente inaceitável. Agradecemos a oportunidade de monitorizar, de forma precisa e detalhada, onde e com que frequência estas infrações ocorrem, graças a este projecto-piloto com a Hayden AI."

O sistema da Hayden AI combina câmaras e inteligência artificial para detectar e registar as infrações em tempo real. Esta tecnologia, que já foi implementada com sucesso em cidades como Nova Iorque, Los Angeles e Washington DC, tem contribuído para tornar as redes de transporte mais eficientes e seguras, ao identificar rapidamente obstruções nas paragens e permitir uma resposta mais ágil das autoridades.

Charles Territo, director de Crescimento da Hayden AI, afirma: "As paragens de autocarro obstruídas são um problema global, que representa riscos para todos os utentes dos transportes públicos. Tem sido um privilégio trabalhar com os TUB e a cidade de Braga, ajudando a identificar onde e com que frequência estas infrações ocorrem. A tecnologia que estamos a implementar está a ajudar a alterar o comportamento dos condutores e a manter as paragens e faixas de rodagem desimpedidas, tanto nos Estados Unidos como, agora, na Europa."

Este projecto-piloto em Braga segue-se a outro semelhante lançado em Barcelona, em colaboração com os Transports Metropolitans de Barcelona (TMB). O projecto foi financiado por um prémio de 100 mil euros no âmbito do concurso Barcelona Innova Lab Mobility, promovido pela Câmara Municipal de Barcelona e outras entidades, e tem como objectivo melhorar a mobilidade urbana e reduzir a obstrução nas paragens de transportes públicos.