O Município de Braga entregou recentemente cerca de 65 kg de bens alimentares e 70 kg de citrinos, todos produzidos na Quinta Pedagógica, à Cáritas Arquidiocesana de Braga. Esta ação faz parte da campanha “Ambiente Solidário”, promovida durante a época natalícia.
A campanha teve como objetivo envolver a comunidade local na solidariedade, ao oferecer um pinheiro natural – proveniente de um desbaste controlado de pinheiros, realizado para manter o terreno limpo e prevenir incêndios – em troca de um bem alimentar.
Altino Bessa, vereador do Ambiente, explicou que a iniciativa tem uma dupla vertente. “Por um lado, promovemos a sensibilização ambiental, pois estamos a reaproveitar pinheiros que, de outra forma, seriam queimados. Por outro lado, incentivamos a população a assumir a responsabilidade social, pois o pinheiro é oferecido em troca de alimentos”, sublinhou o vereador.
Este ano, a Cáritas Arquidiocesana foi a instituição escolhida para receber os bens recolhidos. A organização, que atualmente distribui em média 135 refeições diárias a pessoas em situação de vulnerabilidade, tem sido um dos principais pilares de apoio social na região.