O bracarense Agostinho Peixoto, com uma vasta atividade ligada ao setor do turismo e presidente da Confraria Gastronómica do Abade, vai integrar o Conselho de Administração da OIPT Organização Internacional de Profissionais de Turismo, que nasce formalmente quinta-feira, às 10h45, numa cerimónia a ter lugar na FITUR - Feira Internacional de Turismo, em Madrid, Espanha. A cerimónia será presidida pelo secretário de Estado do Turismo de Portugal, Pedro Machado.
Agostinho Peixoto vai ocupar o cargo de 1.º vice-presidente e é o único elemento de Portugal. Adriana E. Romero de Figueroa (Argentina) será a presidente; Manuel Lopez Muñoz (Espanha) o 2.º vice-presidente; Elizabeth Bocca (Argentina) o 3.ª vice-presidente, Tatiana Restrepo Miano (Espanha) a secretária-geral, Maria de las Mercedes Carreno de Vicente (Espanha) a tesoureira, Florência Paredes (Espanha) a auditora, e Irina Domsch de Grassmann (Argentina) e Franklin Carpenter (Chile) membros do Conselho Consultivo.
A apresentação marca, segundo Agostinho Peixoto, «a formalização de uma sólida relação de cooperação internacional cultivada ao longo dos anos».
Salienta ainda que «foi José Antonio Carrasco, então presidente da AEPT, falecido em 2015, quem, no início do milénio, conseguiu reunir os principais profissionais de vários países e lançar as bases para esta magnífica união de pessoas altruístas».
Os membros reafirmaram a sua convicção de considerar o turismo como uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento das comunidades locais e a promoção da sustentabilidade nos destinos turísticos.
O estatuto institucional alcançado, com a inscrição no Registo de Pessoas Coletivas de Madrid, permitirá à organização, através da cooperação internacional, promover redes sólidas entre os especialistas em turismo.
«Isto será conseguido através do fomento do conhecimento académico e da aplicação da experiência adquirida para impulsionar a sustentabilidade, a inovação e o progresso no setor, facilitando a troca de informações entre colegas a nível global», refere.
A agenda desta edição da FITUR consta de apresentações formais aos países de referência dos membros do Conselho de Administração, para além da tradicional promoção de espumantes e vinhos de Portugal e Argentina (La Pampa e Córdoba).
A secretaria geral fica na Argentina e a 1.ª vice-presidência e sede na Europa com ligação ao mundo lusófono fica em Braga.