A Junta de Freguesia de S. Victor e a Associação Cultural e Festiva “Os Sinos da Sé” realizam, amanhã, dia 5 de janeiro, às 18h00, na igreja da Senhora-a-Branca, a nona edição da iniciativa “Cantar de Reis e Janeiras”.
Esta ação conta com a participação de grupos amigos de “Os Sinos da Sé” e com o apoio da Irmandade da Igreja da Senhora-a-Branca. A Junta de S. Victor refere, em comunicado, que este evento pretende «perpetuar as tradições de desejar Bom Ano e destacar o trabalho dos grupos que se dedicam a esta prática».
Além disso, esta edição do “Cantar de Reis e de Janeiras” «é uma das expressões visíveis da relação entre a Associação Cultural e Festiva “Os Sinos da Sé”, instituição que surgiu no ano letivo 1978/1979 como Grupo Folclórico dos Professores de Braga, com a finalidade de desenvolver unidades de estudo e recreio no âmbito das manifestações musicais e coreográficas que configuram aspetos da cultura popular do Minho. Entretanto, o grupo evoluiu e desenvolveu-se com nova designação, abrindo-se à cidade e à comunidade, passando a acolher todas as pessoas que partilhassem da paixão pela dança popular», refere a nota de imprensa assinada pelo presidente da Junta, Ricardo Silva.
«Com esta iniciativa pretende-se enlevar as tradições, dando apoio aos grupos para que continuem este trabalho em defesa da cultura popular. Por outro lado, uma vez que a freguesia de S. Victor é tão grande e pode ser difícil aos grupos percorrer todas as ruas para cantar as janeiras de porta-em-porta, é intenção da Junta de Freguesia proporcionar um evento que funciona como ponto de encontro para que, em simultâneo, se possa desejar bom ano a toda a comunidade», acrescenta o autarca local.