O Município de Braga foi distinguido pela UNICEF Portugal como Cidade Amiga das Crianças, conforme comunicado hoje pela autarquia.
A Câmara Municipal explica que a articulação da Estratégia local para os Direitos da Criança com outros planos e medidas municipais, nomeadamente, o Programa Municipal de Apoio Psicológico, o Programa Municipal de Combate à Obesidade e o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, evidencia, segundo a UNICEF, “uma abordagem integrada que reforça o impacto das políticas locais e promove o bem-estar das crianças”.
A organização destacou a implementação de projetos como o CicloExpresso, que promove hábitos de mobilidade sustentável desde a infância, e a criação de respostas específicas, nomeadamente para as crianças com deficiência.
“O compromisso do Município em envolver as crianças nas decisões que as afetam reflete também o empenho de Braga em criar oportunidades reais de participação ativa e significativa das crianças e jovens nas políticas locais”, sustenta a UNICEF.
Recorde-se que o Município de Braga formalizou em fevereiro último a adesão ao programa “Cidade Amiga das Crianças” da UNICEF, uma rede que visa a promoção dos direitos das crianças nas decisões, políticas e programas dos municípios portugueses, e que já distinguiu também municípios como Guimarães, Famalicão, Póvoa de Lanhoso e Vila Verde.