twitter

Colégio D. Diogo de Sousa peregrinou ao Sameiro para agradecer sucesso na caminhada da educação

Colégio D. Diogo de Sousa peregrinou ao Sameiro  para agradecer sucesso na caminhada da educação
Fotografia DM

Carla Esteves

Jornalista

Publicado em 20 de dezembro de 2024, às 17:58

Instituição quer que os alunos encontrem o verdadeiro significado do Natal

Os alunos, docentes e familiares do Colégio D. Diogo de Sousa peregrinaram hoje ao Sameiro, um percurso simbólico para assinalar o final do primeiro período de aulas e agradecer a Nossa Senhora o sucesso da «caminhada na educação e no saber», e sobretudo a jornada realizada «pela estrada da vida».
Os alunos do primeiro ciclo foram transportados de autocarro, mas os restantes, do segundo ciclo ao secundário, realizaram o percurso a pé, vivenciando da forma mais intensa o espírito do Advento e o trajeto até ao Natal. Só os mais pequeninos, do pré-escolar e do primeiro ano do 1.º ciclo, viveram a sua Festa de Natal nas instalações do Colégio para evitarem os eventuais transtornos logísticos.
O diretor do Colégio D. Diogo de Sousa, padre Cândido Sá, considerou esta peregrinação como «a celebração de Advento e  a vivência de Natal, estando todo o colégio reunido a celebrar a Eucaristia, a preparar o nascimento de Jesus»
«Viemos ao alto do Sameiro, à Nossa Senhora, que é também padroeira da cidade e da Arquidiocese, e nossa padroeira, certamente, para encerrar o primeiro período, e ao mesmo tempo (embora o Jubileu do ano 2025 ainda não tenha aberto)  nós já o queremos assinalar e estamos projetá-lo em comunhão com a nossa Arquidiocese», revelou.
Estabelecendo uma relação simbólica entre esta caminhada para o Sameiro e o percurso realizado pelos alunos ao longo deste primeiro período,  o diretor do D. Diogo de Sousa salientou que «esta atividade faz todo o sentido, em se tratando de um colégio católico, e faz parte do  seu Plano Pastoral, sendo uma iniciativa integradora, que inclui também as famílias».

Foco na Paz
Vincando que o Colégio D. Diogo de Sousa pretende inspirar os seus  alunos a rejeitar o consumismo e a «encontrar o  verdadeiro sentido do Natal, que é Jesus Cristo», o padre Cândido Sá explicou que esse foco tem sido trabalhado pela presença do Presépio nas salas e à entrada do Colégio e através da proposta efetuada aos alunos para a participação na Luz da Paz de Belém, enquanto chamada à ação para todos.
«Acolhemos também o desafio da Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) que nos desafiou a fazer a campanha de solidariedade, em união com as escolas católicas da Ucrânia. E acolhemos o desafio que sr. Arcebispo de Braga nos lançou, e também a Conferência Episcopal Portuguesa, de fazermos, uma campanha de solidariedade a favor das crianças da Palestina e da Terra Santa, no fundo, das crianças dos países em guerra», avançou
O padre Cândido Sá avançou que as diversas festas de Natal realizadas no Colégio por anos escolares, apresentaram quadros subordinados à descoberta do verdadeiro sentido do Natal, sendo a eucaristia de ontem, no Santuário do Sameiro, o corolário das celebrações.
A eucaristia de hoje foi abrilhantada pelo Coro do Colégio D. Diogo de Sousa e celebrada pelo  cónego Vítor Morais, reitor do Seminário Menor.
Durante a celebração, o sacerdote interpelou os alunos a colocarem a si próprios as questões “O que é o Natal?” e “O que é que Jesus pode trazer para a minha vida?” e apresentou, de imediato, três possibilidades de resposta, lembrando que “Jesus ajuda a vencer o medo que nos paralisa e nos bloqueia a ação», que é «Ele a resposta para sermos felizes» e que «o Natal é o nascimento do Amor em pessoa, que é Jesus», convidando a viver esta época em jeito de perdão.