Os alunos, docentes e familiares do Colégio D. Diogo de Sousa peregrinaram hoje ao Sameiro, um percurso simbólico para assinalar o final do primeiro período de aulas e agradecer a Nossa Senhora o sucesso da «caminhada na educação e no saber», e sobretudo a jornada realizada «pela estrada da vida».
Os alunos do primeiro ciclo foram transportados de autocarro, mas os restantes, do segundo ciclo ao secundário, realizaram o percurso a pé, vivenciando da forma mais intensa o espírito do Advento e o trajeto até ao Natal. Só os mais pequeninos, do pré-escolar e do primeiro ano do 1.º ciclo, viveram a sua Festa de Natal nas instalações do Colégio para evitarem os eventuais transtornos logísticos.
O diretor do Colégio D. Diogo de Sousa, padre Cândido Sá, considerou esta peregrinação como «a celebração de Advento e a vivência de Natal, estando todo o colégio reunido a celebrar a Eucaristia, a preparar o nascimento de Jesus»
«Viemos ao alto do Sameiro, à Nossa Senhora, que é também padroeira da cidade e da Arquidiocese, e nossa padroeira, certamente, para encerrar o primeiro período, e ao mesmo tempo (embora o Jubileu do ano 2025 ainda não tenha aberto) nós já o queremos assinalar e estamos projetá-lo em comunhão com a nossa Arquidiocese», revelou.
Estabelecendo uma relação simbólica entre esta caminhada para o Sameiro e o percurso realizado pelos alunos ao longo deste primeiro período, o diretor do D. Diogo de Sousa salientou que «esta atividade faz todo o sentido, em se tratando de um colégio católico, e faz parte do seu Plano Pastoral, sendo uma iniciativa integradora, que inclui também as famílias».
Foco na Paz
Vincando que o Colégio D. Diogo de Sousa pretende inspirar os seus alunos a rejeitar o consumismo e a «encontrar o verdadeiro sentido do Natal, que é Jesus Cristo», o padre Cândido Sá explicou que esse foco tem sido trabalhado pela presença do Presépio nas salas e à entrada do Colégio e através da proposta efetuada aos alunos para a participação na Luz da Paz de Belém, enquanto chamada à ação para todos.
«Acolhemos também o desafio da Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) que nos desafiou a fazer a campanha de solidariedade, em união com as escolas católicas da Ucrânia. E acolhemos o desafio que sr. Arcebispo de Braga nos lançou, e também a Conferência Episcopal Portuguesa, de fazermos, uma campanha de solidariedade a favor das crianças da Palestina e da Terra Santa, no fundo, das crianças dos países em guerra», avançou
O padre Cândido Sá avançou que as diversas festas de Natal realizadas no Colégio por anos escolares, apresentaram quadros subordinados à descoberta do verdadeiro sentido do Natal, sendo a eucaristia de ontem, no Santuário do Sameiro, o corolário das celebrações.
A eucaristia de hoje foi abrilhantada pelo Coro do Colégio D. Diogo de Sousa e celebrada pelo cónego Vítor Morais, reitor do Seminário Menor.
Durante a celebração, o sacerdote interpelou os alunos a colocarem a si próprios as questões “O que é o Natal?” e “O que é que Jesus pode trazer para a minha vida?” e apresentou, de imediato, três possibilidades de resposta, lembrando que “Jesus ajuda a vencer o medo que nos paralisa e nos bloqueia a ação», que é «Ele a resposta para sermos felizes» e que «o Natal é o nascimento do Amor em pessoa, que é Jesus», convidando a viver esta época em jeito de perdão.