twitter

John Ford e John Wayne regressam a Braga

John Ford e John Wayne regressam a Braga
Fotografia DR

Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2024, às 12:04

Lucky Star – Cineclube de Braga

Em Dezembro, o Lucky Star – Cineclube de Braga celebra a época natalícia como tem feito desde o início da sua actividade, em 2015. Para cumprir a tradição, as duas primeiras semanas de Dezembro serão dedicadas ao ciclo “Um Natal com John Ford - Bright Star of the Early Western Sky” e serão exibidos, no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, dois filmes do emblemático realizador americano que aludem às festividades.

Hoje às 21h30 exibe-se o filme “A Taberna do Irlandês” de 1963, realizado por John Ford e com direcção de fotografia de William H. Clothier. O filme é baseado num conto de Edmund Beloin adaptado por James Michener, com argumento escrito por Frank S. Nugent e James Edward Grant. 

Um veterano da segunda guerra, Thomas Gilhooley (Lee Marvin), abandona o cargueiro onde trabalha para chegar a Haleakaloha, na Polinésia Francesa. Aí, vive Michael Donovan (John Wayne), antigo camarada de Gilhooley que tem um bar na ilha, o “Donovan’s Reef”. Partilhando o dia de aniversário, os dois amigos têm a tradição de andar ao soco nesse dia, atraindo visitantes e habitantes locais. A trama intensifica-se quando uma jovem aristocrata de Boston, Amelia Dedham (Elizabeth Allen), parte em busca do pai para resolver uma contenda legal e a sua jornada se cruza com a de Donavan. 

No seu livro “The John Ford Movie Mystery”, publicado em 1975, e evocando a obra de Jean Renoir e de William Shakespeare, Andrew Sarris escreve que o filme “é o “Déjeuner sur L’Herbe” de Ford, como o “Déjeneur sur L’Herbe” é “A Tempestade” de Renoir: a mais acabada depuração da serenidade e sabedoria dum velho artista.” 

A citação é lembrada na folha da Cinemateca de João Bénard da Costa sobre “A Taberna do Irlandês”, que elucida ainda que o filme foi rodado em Kauai, no Havai, não apenas para servir a narrativa da obra, mas para concretizar, também, a última viagem de barco até ao pacífico com o Araner, iate que pertencia a Ford e que foi usado em várias filmagens ao longo de trinta anos. “A Taberna do Irlandês”, para além das suas cenas de acção, comédia e romance, presenteia-nos, ainda, com uma cena de Natal épica e bem humorada, ideal para fecharmos o ciclo nesta época natalícia.

As sessões do Lucky Star ocorrem no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva às terças-feiras às 21h30. A entrada custa um euro para estudantes, dois euros para utentes da biblioteca e três euros para o público em geral. Os sócios do cineclube têm entrada livre.