twitter

Equipa sócio-caritativa dos Congregados distribuiu perto de 17 mil quilos de alimentos e apoiou 70 famílias

Equipa sócio-caritativa dos Congregados distribuiu perto de 17 mil quilos de alimentos e apoiou 70 famílias
Fotografia DR

Redação

Publicado em 08 de dezembro de 2024, às 14:30

Durante o último ano, foram apoiadas 70 famílias, num total de 166 pessoas.

Entre os dias 20 de novembro de 2023 e 18 de novembro de 2024, a Equipa Sócio-Caritativa da Basílica dos Congregados distribuiu 16.769,73 quilos de alimentos e apoiou, todos os meses, com mercearia, 70 famílias, abarcando um total de 166 pessoas. Ao todo, foram feitos 770 sacos com bens alimentares para entregar a quem mais necessita.

Os resultados constam do relatório anual, segundo o qual a equipa ajudou pessoas carenciadas no pagamento de despesas diversas, no valor de quase 15.500 euros. Aqui, a maior fatura prende-se com as despesas de luz e gás, num total de 6924,44 euros, seguindo-se a água (2242,82 euros), rendas (1783,55 euros), fisioterapia (850 euros) e farmácia (673,43 euros). A estas juntam-se despesas com o transporte do Banco Alimentar, no valor de 450 euros, e com mercearia e diversos, no valor de 2527,11 euros.

Para além de alimentos e pagamento de despesas correntes, ao longo de um ano, a Equipa Socio-Caritativa dos Congregados procedeu à distribuição de géneros, roupas e calçado, oferecidos por pessoas que mantêm o anonimato.

Cabazes de Natal “aquecem” famílias

Para além dos 16.769,73 quilos de alimentos oferecidos pelo Banco Alimentar, no valor de 27.355,28 euros, a Equipa distribuiu 90 cabazes de Natal, para os quais também contribuíram o Colégio João Paulo VI, o Real Circolo Francesco II Di Borbone, Real Circolo – Portugal Braga, Imperial Instituto São Pedro de Alcântara e alguns anónimos.

Tal como é habitual, e para tornar mais quente e feliz o Natal das famílias que apoia, este ano volta a haver a entrega de cabazes natalícios. A iniciativa decorre no próximo dia 18 de dezembro, sendo distribuídos 70 cabazes (um por cada família).

Esta distribuição de bens só é possível graças ao contributo de muitas pessoas, entidades e instituições, algumas anónimas, que colaboram com a Equipa Sócio-Caritativa da Basílica dos Congregados ao longo de todo o ano, aos quais os responsáveis agradecem a generosidade. «Dirigimos mais uma vez o nosso agradecimento a todos que contribuem para que tudo isto seja possível», referem.

Aqui, no que respeita os géneros alimentícios distribuídos destaca-se o contributo do Banco Alimentar Contra a Fome, do Real Circolo Francesco II Di Borbone, do Real Circolo – Portugal Braga, do Imperial Instituto São Pedro de Alcântara e do Colégio Paulo VI.

A GECID (anteriormente designada Primavera BSS), também contribui com a oferta dos brinquedos para as crianças, os quais serão incluídos nos cabazes de Natal deste ano, no âmbito da campanha “Um Brinquedo por um sorriso”.

Receita superior a 15 mil euros e saldo positivo ronda os 100 euros

Dos donativos que recebeu, a Equipa obteve uma receita de 15.532,18 euros e, contabilizando todas as despesas, gastou 15.431,35 euros. Assim sendo, as contas apresentam um saldo positivo de cerca de 100 euros.

De realçar que a receita de 15.532,18 euros é proveniente da partilha realizada nas missas do fim de semana dos dias 3 e 4 dezembro do ano passado (num total de 420 euros), bem como do contributo da Santa Casa da Misericórdia de Braga no valor de 1500 euros, da “Feirinha Solidária” que rendeu 2800 euros, da Junta de Freguesia de S. Victor que deu mil euros e da União das Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto que contribuiu com 500 euros. A estes valores juntam-se os de donativos de gente anónima e muitos benfeitores que, ao longo do ano, foram deixando ficar na Secretaria da Igreja.

Atendimentos às segundas e quintas-feiras

A Equipa Sócio-Caritativa da Basílica dos Congregados é constituída por oito elementos. Os atendimentos têm lugar nas tardes de segunda e quinta-feira e, sempre que possível, faz visitas domiciliárias a quem necessitar.

Para além de agradecer a todos quantos contribuem para melhorar a vida de dezenas de famílias, a Equipa Sócio-Caritativa dos Congregados apela para continuem a ajudar, permitindo manter este apoio indispensável para muitos.