O Centro de Juventude de Braga (CJB) comemora o seu 5.º aniversário amanhã, das 10h00 às 17h30, com um dia dedicado ao Movimento Juvenil, proporcionando um espaço para a partilha de conhecimento e experiências entre jovens e organizações da comunidade.
Sob o tema “O Movimento Juvenil abre as portas do Centro de Juventude de Braga”, o evento tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por associações e grupos juvenis, promovendo o envolvimento ativo dos jovens na sociedade.
Em semana de celebração do Dia Internacional do Voluntário, o evento reforça a importância do voluntariado e da cidadania ativa. Os jovens de Braga terão a oportunidade de conhecer o impacto do trabalho de outros jovens nas suas comunidades, conhecendo organizações, associações e instituições presentes no CJB.
A programação do dia inclui visitas pelas organizações participantes, desafios e dinâmicas, além de duas sessões em auditório: sobre “Inteligência Artificial e Algoritmos”, e outra sobre o tema “GAP Geracional”. Ambas as sessões incluirão momentos de abertura e encerramento do evento, promovendo a troca de ideias e o debate de questões atuais e relevantes. Além disso, os visitantes serão surpreendidos com atividades interativas e dinâmicas, podendo ainda obter um desconto de 20% em todas as Pousadas de Juventude de Portugal ao concluírem o circuito de todos os projetos que estão em exposição no local.
Uma das iniciativas de destaque é o Swappers - Trocas em 2ª Mão, organizado pelo grupo HUNG(A)RY FOR MORE. Através de um sistema de pontos (como moeda de troca), os participantes poderão trazer roupa e livros que já não utilizam e, em contrapartida, levar novos itens para casa.
Ana Rita Ribeiro, diretora do CJB, destaca que este aniversário «é uma celebração do movimento juvenil e da cidadania ativa que transformam as nossas comunidades». «O envolvimento direto dos jovens no desenvolvimento e execução das atividades mostra a força e a criatividade do movimento associativo local», vincou.
Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, afirma que «o CJB tem sido uma plataforma crucial para o desenvolvimento dos jovens da região». Por isso, «este aniversário não apenas celebra as conquistas do Centro, mas também reforça o compromisso em apoiar iniciativas que promovam o crescimento e a inclusão juvenil».