twitter

Meia centena de presépios para apreciar no Sameiro

Meia centena de presépios para apreciar no Sameiro
Fotografia DR

Redação

Publicado em 04 de dezembro de 2024, às 09:08

Exposição “Abriram-se os céus, sorriu a terra” patente até janeiro.

Foi inaugurada no passado domingo, no Posto de Turismo do Sameiro, a exposição “Abriram-se os Céus, Sorriu a Terra”, com a presença do cónego José Paulo Abreu, presidente da Confraria do Sameiro; Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga; e dos mesários da Confraria do Sameiro, Calisto Ribeiro e Fernando Araújo e ainda Rosa Maria Andrade, responsável pelo Posto de Turismo do Sameiro e impulsionadora desta mostra.

O cónego José Paulo Abreu tomou a palavra para dar as boas vindas a todos os presentes e explicar não só a origem destes presépios, variadas, dos materiais em que são feitos, diversos, bem como do significado que têm para ele, em particular, dado que é, segundo palavras suas «um apaixonado por esta festa do Natal e dos presépios, em particular». 

Da sua coleção particular, dispôs estas «cinquenta unidades» para serem «parte integrante desta mostra» e, desta vez, com uma curiosidade: «não são para vender».

Esta exposição, agora que viu a luz, estará patente no Posto de Turismo do Santuário do Sameiro até janeiro de 2025, podendo ser visitada, gratuitamente no horário normal de funcionamento do espaço.