Em Dezembro, o Lucky Star – Cineclube de Braga celebra a época natalícia como tem feito desde o início da sua actividade, em 2015. Para cumprir a tradição, as duas primeiras semanas de Dezembro serão dedicadas ao ciclo “Um Natal com John Ford - Bright Star of the Early Western Sky” e serão exibidos, no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, dois filmes do emblemático realizador americano que aludem às festividades.
Amanhã às 21h30 será exibido “Os 3 Padrinhos”, de 1948, obra adaptada do romance “The Three Godfathers”, de Peter B. Kyne, cuja estória retrata as façanhas de três foragidos e assaltantes de bancos que, deparados com a morte de uma mulher que acabara de dar à luz sozinha, atravessam o deserto para cumprir a promessa que lhe fizeram: levar o recém-nascido até New Jerusalem, no Arizona.
Este romance americano é um clássico de Natal, que nasceu em 1912 como uma estória publicada em partes no “Saturday Evening Post” e que em 1913 foi editada num único volume, com o título de “The Three Godfathers”. Foram produzidas várias adaptações cinematográficas desde então e “Os 3 Padrinhos” é a terceira e última adaptação do próprio Ford, depois do filme homónimo de 1916 e de “Marked Men”, de 1919, hoje considerado perdido. O filme conta com as interpretações de John Wayne, Pedro Armendáriz e Harry Carey, Jr.
No dia 10 de Dezembro exibir-se-á o filme “A Taberna do Irlandês”, de 1963, que tem como título original “Donavan’s Reef”, sendo uma das últimas colaborações entre John Ford e John Wayne. O filme mistura acção, romance e comédia, e foi rodado na ilha de Kauai, no Havai.
Thomas Gilhooley (Lee Marvin) é um veterano da II Guerra Mundial, que salta do cargueiro onde trabalha para alcançar, a nado, a ilha de Haleakaloha, onde mora o seu amigo e, também, veterano, Michael Donovan (John Wayne), dono do bar da ilha, com o nome de “Donovan’s Reef”. Os dois amigos têm o costume de lutar até destruir o bar no dia dos seus aniversários, atraindo os habitantes locais e visitantes. A trama passa-se, também, no Natal e esta intensifica-se, quando a jovem rica Amelia Dedham (Elizabeth Allen), chega à ilha e a sua estória se entrelaça à de Donavan.
As sessões do cineclube ocorrem sempre às terças-feiras, às 21h30, e a entrada custa um euro para estudantes, dois euros para utentes da biblioteca e três euros para o público em geral. Os sócios do Lucky Star - Cineclube de Braga têm entrada livre.