É já este domingo, dia 1 de dezembro, que arranca o programa “Braga É Natal”, com a inauguração oficial da iluminação de Natal. Até 12 de Janeiro, “Braga É Natal”, com mais de 100 atividades entre espetáculos culturais, como concertos, teatro, novo circo, ilusionismo, dança, cinema, performances, animação de rua, um Mercado de Natal e muitas diversões repletas de fantasia
A celebração de inauguração das luzes começa às 17h30, na Praça da República, com um concerto especial dos “Anjos”. Às 18h00, acontece o momento mais aguardado: milhares de luzes vão iluminar a cidade, transformando-a num cenário de puro encanto e espírito natalício.
A Árvore de Natal, com 16 metros de altura, vai ser uma vez mais o grande destaque de toda a decoração e promete surpreender os bracarenses e todos quantos visitam Braga nesta quadra festiva. No Monte Picoto, vai estar a habitual “Estrela” de dez metros. Mas a decoração vai estar espalhada por toda a cidade. Com mais ruas e mais elementos decorativos, a iluminação estende-se a edifícios e locais emblemáticos, nomeadamente o Arco da Porta Nova, a Câmara Municipal, gnration, Arcada, coreto da Avenida Central, Centro Coordenador de Transportes, Praça – Mercado Municipal e Torre de Menagem.
Entre as novidades da programação deste ano, o destaque vai para a pista de gelo do Forum Braga, que vai agora estar localizada no Largo do Pópulo. Para os mais pequenos, há uma programação intensa, diversificada e repleta de fantasia, com oficinas, exposições, teatro e muita animação. Os Laboratórios de Natal na Avenida Central contam com 82 atividades entre jogos, oficinas criativas e pinturas faciais.
A Parada de Natal vai percorrer, no dia 15 de dezembro, pelas 16h00, as ruas do Centro Histórico, com cerca de 800 participantes, envolvendo várias entidades artísticas e movimento associativo do Município de Braga. Referência também para o ciclo de cinco concertos de música erudita “Viagem de Inverno”, uma programação da Sinfonietta de Braga, no Salão Medieval da Universidade do Minho.
O Bolo Rei Gigante e a animação de rua continuam a atrair a presença de muitos milhares de pessoas às ruas da cidade. O desporto também faz parte da programação, com a realização da tradicional Corrida de S. Silvestre, sendo a segunda mais antiga do país e uma das mais participadas.
O Forum Braga é o centro da aventura natalícia com o Circo de Natal e vários espetáculos para toda a família. A Passagem de Ano vai ter um cariz solidário com a bilheteira do concerto o cantor Fernando Daniel a reverter para a instituição da Novais e Sousa.