O Lar Nevarte Gulbenkian, da Santa Casa da Misericórdia de Braga, recebeu ontem à tarde uma das dez sessões da segunda edição do programa EcoMov Sénior.
A iniciativa, que contou com a presença do vereador do Ambiente da Câmara de Braga, Altino Bessa, e do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, Bernardo Reis, proporcionou uma tarde diferente aos utentes, com animação e a realização de trabalhos tendo por base a recicalgem de materiais, para a criação de instrumentos de percussão que vão ser utilizados na época do Natal.
Aos jornalistas, Altino Bessa recordou que na primeira edição deste programa foram realizadas dez sessões, em dez instituições com Centro de Dia, com a participação de cerca de 200 pessoas. Nesta segunda edição do programa, sublinhou o autarca, foram realizadas mais dez sessões, em dez outras instituições também com Centro de Dia, com a participação de mais 200 pessoas. «Do EcoMov Júnior surgiu a ideia de também tentarmos fazer chegar este projeto aos mais séniores, que é um público alvo pelo qual tenho um grande respeito. Nós devemos ser transversais em termos de público. Nós fazemos o EcoMov com os Jardins de Infância. Depois fazemos com a Casa da Ciência, o EcoCiência, com o 2.º e 3.º ciclos e as escolas profissionais. E achámos que devíamos fazer chegar este projeto aos séniores e fazer o EcoMov Sénior, com três entidades que participam connosco, o Vincular, o Bio Aventuras e a Pegadas de Brincar», explicou.
O vereador do Ambiente afirma que o projeto visa fazer chegar a este público as preocupações ambientais, a reutilização dos produtos, estimulando a criatividade dos utentes, o seu raciocínio, e o valor da partilha. Ao mesmo tempo, acrescentou, pretende-se ainda que as entidades parceiras do projeto transmitam os valores da natureza, que são muito importantes para este público, uma vez que muitos destes séniores nasceram no mundo rural.
Esta segunda edição do projeto teve início no dia 12 de novembro e termina amanhã, dia 29, sendo já certo que a Câmara de Braga quer avançar com uma terceira edição. «Nas duas edições que decorreram este ano tivemos 400 participantes. A ideia é irmos continuando. Nós já temos novas inscrições, mas de Lares onde já estivemos na primeira edição. Mas o nosso objetivo é dar oportunidade a outros que ainda não tenham feito nenhuma inscrição e onde não estivemos», salientou.
Nas declaraões aos jornalistas, Altino Bessa vincou que, seis das dez instituições que participaram na primeira edição do programa pediram para voltar a participar, o que é demonstrativo do sucesso que esta iniciativa já tem.
Provedor da Misericórdia de Braga elogiou programa
O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga elogiou programa EcoMov Sénior que ensina os mais idosos a utilizarem os produtos recicláveis.
«O mundo hoje, cada vez mais, deve pensar nos produtos recicláveis. Isso é muito importante, na medida em que, na vez de irem para o lixo, devem ser utilizados para produzir energia, novos tipos de vestuário, novos objetos. Esta é uma forma de preservarmos o planeta e evitarmos esta grande degradação que neste momento a Terra estar sofrer, com os problemas das alterações climáticas, e não só», frisou Bernardo Reis, deixando ainda palavras de elogio ao vereador do Ambiente, Altino Bessa. Na iniciativa, a diretora técnica do lar lembrou que a instituição tem um sistema da gestão da qualidade certificado que será agora renovado. «Esta atividades de estimulação cognitiva, aliadas às questões ambientais e de sustentabilidade contriuem para a qualidade de vida dos nossos idosos», disse Sónia Palmeira.