O vereador da CDU denunciou esta segunda-feira, na reunião de Câmara, um problema de drenagem de águas na zona de S. João da Ponte, ao fundo da Avenida da Liberdade, que foi recentemente requalificada. Falando no período de antes da ordem do dia, Vítor Rodrigues questionou o executivo se já acautelou este problema de acumulação de água, o qual se verifica em dias de chuva intensa.
Em resposta, o presidente da Câmara de Braga disse que esta formação de poças na avenida têm sido acompanhada pelos serviços muncipais e vai ser solucionada. «As ocorrência foram pontuais e não resultando e problemas de drenagem», indicou.
O vereador da CDU levantou ainda o problema do ruído na zona dos bares junto ao polo da Universidade do Minho em Gualtar, que tem motivado queixas de moradores, questionando o executivo sobre as medidas que tenciona tomar para acabar com o problema.
Ricardo Rio referiu que o ruído resulta do aglomerado de pessoas que ali se concentra e para isso não há regulamento. «Não há licenças excepcionais de ruído», disse, acrescentando que a PSP tem feito o seu trabalho.
Vítor Rodrigues quis saber ainda se há uma previsão de data para a replantação das árvores caídas aquando da tempestade “Kirk”, que atingiu o norte e o centro do país em outubro. O vereador responsável pela pelouro do Ambiente, Altino Bessa, indicou que as árvores que caíram na cidade estão a ser replantadas. As que caíram nas freguesias, a Câmara está a articular com as Juntas de Freguesia a melhor forma de repor.
A tempestade derriobou cerca de 130 árvores em Braga.