A Associação Empresarial de Braga prevê uma faturação de 230 milhões de euros durante a época natalícia deste ano, conforme afirmou o presidente da AEB, Daniel Vilaça.
“As projeções apontam para um retorno económico de 230 milhões de euros, abrangendo o comércio, turismo e serviços, superando os 220 milhões de euros alcançados no ano passado”, disse Daniel Vilaça.
O presidente da AEB destacou a parceria entre a associação e a Câmara Municipal durante a apresentação do programa "Braga é Natal 2024".
“O investimento de 450 mil euros por parte da CMB é um reflexo do compromisso da cidade com o sucesso da quadra natalícia, traduzindo-se num impacto económico positivo", sublinhou.
O primeiro dia do programa, 1 de dezembro, será marcado pela abertura do Mercado de Natal, que este ano regressa ao coração da cidade, na Avenida Central, contando com 25 expositores: 13 dedicados à área alimentar e 11 ao artesanato, decoração, brinquedos, livros e enfeites.
Entre as novidades da programação deste ano, destaca-se a pista de gelo, que estará localizada no Largo do Pópulo.
Os Laboratórios de Natal, também na Avenida Central, incluem 82 atividades, como jogos, oficinas criativas e pinturas faciais.
No dia 15 de dezembro, terá lugar a Parada de Natal, que percorrerá as ruas do centro histórico, com cerca de 800 participantes, o maior número de sempre, envolvendo várias entidades artísticas e associações de Braga.
Destacam-se ainda o ciclo de cinco concertos de música erudita, uma iniciativa da Sinfonietta de Braga, que terá lugar no Salão Medieval da Universidade do Minho.
O bolo-rei gigante e a Corrida de São Silvestre são outros eventos “obrigatórios” do Natal em Braga.
O Forum Braga será um dos centros da programação, acolhendo o Circo de Natal, que envolverá mais de 12 mil alunos das escolas e vários espetáculos para toda a família.
Na noite de passagem de ano, está programado um concerto solidário de Fernando Daniel, cuja bilheteira reverterá a favor da instituição Novais e Sousa, que apoia pessoas portadoras de deficiência.
A programação "Braga é Natal" estende-se até 12 de janeiro, incluindo concertos de Ano Novo e o Encontro de Reis.